Cunene | Mais de 6 mil famílias vão beneficiar da construção de cisternas calçadão

9/6/2021 3:13 PM

Seis cisternas calçadão com a capacidade de 52 mil litros, cada, estão a ser construídas no município de Ombadja, na província do Cunene, nas comunas de Xangongo e Ombala-yo-Mungu, pela ADRA e vai beneficiar cerca de 2.576 alunos, entre os quais 1.299 mulheres, de 6. 585 famílias.

A iniciativa é financiada pelo UNICEF e tem a finalidade de contribuir para a mitigação do impacto das alterações climáticas, proporcionando às comunidades o acesso à água e alternativas para a resiliência às mudanças climáticas, através da instalação de sistemas alternativos de captação, retenção de águas pluviais e abastecimento por camião, no Município do Ombadja.

Segundo Fernando Yuma, chefe da equipa de construção das cisternas calçadão, a comunidade aqui tem vivido a escassez de água e a iniciativa chega a bom tempo.

“Sinto-me motivado porque estou a ajudar com a construção das cisternas aqui, no município de Ombadja, e é uma grande responsabilidade”, declarou o líder de uma equipa de 14 pedreiros envolvidos na construção.

O pedreiro João Jaime afirma que este é o seu primeiro emprego e o que ganha serve para ajudar a sua família. “Sou pai de dois filhos, este trabalho veio a calhar, uma vez que está difícil encontrar um emprego nesta fase”, reconheceu.

Para o sekulo Nicolau Mwandufa, a falta de água é uma realidade preocupante da comunidade.

“Este ano não choveu quase nada, temos de percorrer 8 km para ir buscar água. A construção desses tanques veio nos ajudar muito porque até nos poços já não tem água. É uma alegria para o povo, a ADRA trouxe aqui duas cisternas para diminuir a distância que percorríamos.”

A ADRA começou com a experiência de intervenção no domínio da resiliência climática e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e acesso à água para as comunidades rurais no município dos Gambos e, hoje, a acção estende-se também ao município da Humpata, na província da Huíla.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download