Equipa da ADRA Antena Benguela acolhe a Afrikagrupperna

14/3/2023 11:31 AM

Uma delegação da organização Afrikagrupperna visitou nesta terça-feira, 07 de Março, a comunidade da Ex Fazenda Elisa, no município do Cubal, província de Benguela, com o objectivo de constatar “in loco” do trabalho realizado pela ADRA naquela comunidade.

A delegação efectuou uma visita de cortesia à Administração Municipal do Cubal e a seguir manteve um encontro com diversas cooperativas daquele município, no jango da Cooperativa Mulher Rural.

Durante a visita as mulheres relataram alguns dos frutos alcançados graças ao

Adriana Jamba, coordenadora da cooperativa Mulher Rural relatou de modo figurado os resultados obtidos não só na agricultura como também na organização da cooperativa que dirigi.  

“Agradeço imenso pelo trabalho que a ADRA está a fazer connosco. Tirou a mulher da cozinha para a sala, agora já arrumei a minha sala e tenho o meu escritório. Por fazer parte da cooperativa, fruto das formações que temos recebido.”                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Dona Vikeya aproveitou a presença da delegação para apresentar um projecto que leve informações a outras mulheres que “ficaram para atrás”.

“Queremos levar as formações sobre a fuga a paternidade violência doméstica e matrimonial, VIH Sida e outros, em outras mulheres lá no interior do Cubal, nas povoações de Luma I e no Tumbulo”.

A comunidade apontou que neste momento os problemas que mais afectam as mulheres são a fuga à paternidade e à maternidade, violência doméstica e patrimonial, bem como, a demora na legalização de terras.

A directora da Antena, Cecília Quitombe disse que “a delegação veio verificar o nível de desenvolvimento das comunidades apoiadas pela ADRA no Cubal na linha da agricultura, direito das mulheres, ambiente e outras temáticas”, referiu.  

Acompanharam a visita a equipa da ADRA Antena Benguela e o representante da Administração Municipal do Cubal.

Fazer Download