Estudantes do ICRA no Namibe concluem com sucesso o estagio curricular na ADRA Antena-Huíla

21/4/2023 3:54 PM

 Quatro estudantes do  Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA) concluíram o estágio curricular na ADRA- Antena Huíla e Namibe; o estágio teve a duração de seis meses, este processo enquadra-se na relação de parceria que ADRA e o ICRA têm a mais de 20 anos.

Durante o percurso, os estudantes  estagiaram  nos municípios da Humpata, Gambos e Cacula onde desenvolveram as seguintes temáticas:

 A Educação Financeira nas Associações e Cooperativas,

O Impacto do Trabalho do Educador Social no processo de Alfabetização,

O Direito  à Indentificação nas Zonas Rurais,

A Importância de uma Associação,

lCooperativa Organizada para o Desenvolvimento da Sua Comunidade.

 Segundo Nambalo José Tchihie Sapalalo que esteve integrado na equipa de intervenção municipal  da Humapata afirmou que, durante o seu estágio  trabalhou na temática sobre a importância da Educação Financeira nas associações e cooperativas, e ao trabalhar neste tema chamou-lhe atenção pelo facto de quase sempre encontrar as caixas comunitárias  vazia.

 “Educação Financeira é útil para as famílias pois capacita as mesmas na tomada de decisões e obter um bom comportamento financeiro” disse Nambalo José Tchihie Sapalalo.

 

Águeda Fayema Tchandikwa Gulofi informou que o estágio ensinou-a a lidar com diversas questões do dia-a-dia e a ADRA é também uma Organização promotora de Educação Ambiental, (Práticas de saneamento básico liderado pela comunidade) entre outros temas. “Trabalhei no município dos Gambos, sob o tema; Trabalho do Educador Social no processo de alfabetização nas localidades da Tundas 1 e 2, aprendi muito com a comunidade” adicionou.

Para o Director da Antena Simione Chiculo, o processo de avaliação e despedida dos estagiários serve também para a Organização reorientar alguns procedimentos levados acabo a quando da estadia dos estudantes nas intervenções.

Os estagiários, falaram de algumas dificuldades enfrentadas ao longo do percurso, mas, o que vale ressaltar é o nível de satisfação que sentem por concluírem os seis meses de trabalho que também serviu de muito aprendizado.

Delfina Chiiambo Calei Calenga é também uma das estagiárias  que teve a oportunidade de trabalhar com o projeto FOCOB na temática  ''Direito  à Indentificação nas Zonas Rurais'' tema escolhido  com a comunidade por este ser de interesse de alguns e para os outros era de fraco conhecimento, “o acesso à identidade pessoal é um direito consagrado pela lei.  Assim, perante a lei, todos são iguais e gozam os mesmos direitos”.

Já Nelson Duarte Hossi Domingos, trabalhou com o tema; a Importância de uma Associação ou Cooperativa Organizada para o Desenvolvimento da sua comunidade e deixa uma sugestão para a Antena; “nos próximos estágios a Organização deve ver uma forma de identificar os estagiários para que estes tenham mais credibilidade por parte das Organizações parceiras com que poderem trabalhar.

 A direcção da Antena informou o quanto vale para a ADRA, receber estagiários, explicou o grande apoio que prestam no trabalho da organização na ausência da equipa, faz parte das missões da Organização contribuir para o desenvolvimento dos Recursos Humanos do país.

Fazer Download