Mais de 60 quadros da ADRA visitaram, ontem dia 18 de Maio de 2023, as cooperativas e associações nos municípios do Gambos e Bibala, nas províncias da Huíla e Namibe, com foco principal nas três temáticas que a Organização trabalha, nomeadamente: Assessoria, Advocacia Social e Cadeia Produtiva de Valor, especificamente nos projectos PAJUDEL, FOCOB e PARMES implementados pela Antena Huíla naquelas localidades.
A charcutaria e os sistemas de água foram acções visitadas no município do Gambos, ao passo que na Bibala, foram visitados os microprojectos subvencionados pelo Projecto PAJUDEL, financiado pela União Europeia e Co-financiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesas (NCA). No município da Bibala, a associação do Bairro Comercial, abriu um negócio de corte e costura, já a associação Sambinzaga presta serviços de produção de bloco e a cooperativa Eyovoko possui uma padaria na sede municípial.
Yuri Wassuka, presidente da cooperativa Eyovoko, afirmou que a iniciativa visou minimizar o desemprego na sua comunidade. “Actualmente, além dos doze membros da cooperativa, trabalham na padaria quatro jovens da comunidade”.
No Gambos, a equipa constatou que os membros possuem equipamentos necessários e apropriados para a produção de chouriço.
Caquarta Tchitumba agradece a presença da ADRA e reconhece o trabalho realizado. “Foramdadas quatro formações, fruto disso, hoje conseguimos produzir um chouriço com qualidade. ”disse".
Para José Katiavala, o chouriço produzido é de qualidade, porém, precisa-se estudara possibilidade de um fundo para o fortalecimento da capacidade da cooperativa e viabilizar mais o negócio.
Durante a visita de cortesia, a Administradora municipal da Bibala, elogiou o trabalho que a ADRA tem estado a desenvolver junto das comunidades, com realce aos grupos juvenis. Estes encontros enquadram-se na visita de campo prevista durante a formação em Desenvolvimento Comunitário que decorreu nos dias 15 a 19 de Maio, na província da Huíla.