Huambo: Comunidade da Camunda Cangoti preparada para o combate à malária

18/5/2022 5:53 PM

Associação Seteka, apoiada pela ADRA, no município da Caála, mostrou-se satisfeita pela realização da palestra de sensibilização sobre Saneamento Básico e Saúde Preventiva, no reforço de conhecimentos para saúde preventiva.

José Domingos Viti, coordenador da Associação Seteka, reiterou a pertinência da palestra pelas várias dificuldades enfrentadas pela comunidade no combate à malária e outras doenças.

“Aqui, o saneamento básico é precário, mas com esta palestra vai despertar as mentes das pessoas, para que possam se higienizar e prevenir, porque estas doenças têm sido muitas vezes negligenciadas”, referiu.

A palestra teve como objectivo de sensibilizar os membros da associação Seteka e populares à volta da aldeia sobre as práticas de saneamento básico e saúde preventiva.

Para Angelina Chitula, uma das nove mulheres participantes, as doenças como a malária têm sido frequentes na comunidade e apontou a falta de transporte, dinheiro e medicamentos como dificuldades para o combate.

“É difícil correr para o hospital quando há casos graves, por falta de transporte, porque conseguir dinheiro para tal ou para os medicamentos não tem sido nada fácil”.

Angelina mostrou o seu contentamento com a realização da palestra.

“Por tudo que nós ouvimos aqui hoje, vai nos ajudar muito, pois que, mais vale prevenir do que remediar. Queremos que sejam mais frequentes estas palestras, para que se torne hábito aqui na nossa comunidade, pois, a frequência cria hábito e o hábito cria habilidades”.

O acto surge no âmbito das diversas acções do projecto Ekoliso II, que está a ser implementado no Huambo, e conta com o financiamento da Organização alemã Pão Para o Mundo.

Associação Seteka, composta por 26 membros dos quais 12 mulheres, é acompanhada pela ADRA desde a sua fundação em 2015.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download