Huambo - Membros das organizações do Cuima capacitados sobre o regulamento da Administração Local

24/7/2020 4:08 PM

À luz do Decreto Presidencial 208/17, membros da sociedade civil da comuna do Cuima e quadros da administração comunal abordaram no dia 13 de Julho, os princípios e normas de organização e funcionamento dos Órgãos da Administração Local do Estado.

O debate baseou-se nos elementos que compõem o decreto: a desconcentração administrativa, descentralização administrativa, constitucionalidade legal, transferência de recursos, participação e a aproximação dos serviços às populações. O que permitiu aos participantes intervirem e expor problemas que afectam as suas comunidades.

“Só o governo não vai conseguir resolver todos os problemas das comunidades, mas se se juntar ao povo, e nós da sociedade civil, muita coisa será possível ser resolvida, porque nós também temos ideias que ao serem apresentadas e postas em prática geram bons resultados”-  Afirmou Angelino Kunjuca, presidente da associação Esanju.

Maria Salomé, membro da cooperativa Omwenyo Wokaliye e professora da comuna do Cuima, salienta que “as administrações deveriam aproveitar a experiência das ONGs como a ADRA, trabalhando directamente com as pessoas, no sentido de que os problemas são identificados em conjunto e resolvidos em conjunto, cada um com a sua responsabilidade”.

Reforçar que participaram 29 pessoas, das quais dez mulheres. O evento teve o apoio da Pão Para o Mundo (Organização de Ajuda das Igrejas Protestantes da Alemanha) no âmbito da implementação do Projecto Ekoliso II (Fortalecer), que visa contribuir para a consolidação, fortalecimento das comunidades e o desenvolvimento local sustentável.

Fazer Download