As cooperativas e associações apoiadas pela Antena Huíla e Namibe, participaram num encontro de apresentação do pacote de financiamento do FADA com foco nas caixas comunitárias.
As caixas comunitárias são fundos geridos por cooperativas e associações de agricultores que visam apoiar os seus membros na realização de actividades produtivas ou de negócios.
Foi com este intuito que Antena em parceria com o Governo provincial da Huíla e o FADA, promoveram um encontro com as cooperativas e associações dos municípios da Humpata, Gambos, Chibia, Caluquembe e Cacula, com objectivo de prestar informações actualizadas sobre a implementação da Linha de Crédito às Caixas Comunitárias pelo FADA, no cumprimento das Medidas de estímulo à economia e de dinamização do seu potencial.
Após a apresentação do projecto, os participantes viram a oportunidade de expor as suas preocupações viradas as necessidades enfrentadas na implementação dos seus trabalhos, viradas a aquisição de insumos bem como a burocracia no processo para adesão do crédito e legalização de terras.
O tempo limite para que os grupos recebam o desembolso do crédito solicitado é de 45 dias uteis, porém é necessário que haja um engajamento de ambas as partes, segundo fez saber a PCA do FADA Felisbela Francisco. A avançou ainda que, o valor máximo do crédito é de 25 milhões por cooperativa, com uma taxa de juro que varia de 1 a 3%.
Participaram do encontro a vice-Governadora da província da Huíla para o sector Político Social Economico, Maria João Francisco Tchipalavela, a PCA do FADA Dra. Felisbela Francisco, quadro do Governo provincial, líderes de cooperativas e associações apoiados pela ADRA.