Mais de 50 agricultores da comuna da Capupa beneficiam do crédito

6/11/2020 11:38 AM

Mais de 50 agricultores da cooperativa “1 de Janeiro” beneficiaram de recursos financeiros, para apoiar iniciativas agrícolas e de negócio, no município do Cubal, em Benguela.

O financiamento foi efectuado durante a Assembleia de Crédito realizada pela cooperativa "1 de Janeiro", no passado dia 25 de Outubro, na comuna da Capupa, povoação da Caviva Sul, aldeia de Calombinda, que dista aproximadamente 35 km da sede municipal do Cubal.

Foram cedidos mais de 2 milhões e trezentos kwanzas para financiar 25 planos de produção para a compra de sementes de amendoim e feijão, enxadas, inseticidas, aluguer do gado para tração animal e 28 planos de negócios para a compra de vestuários, materiais domésticos, de higienização pessoal, produtos alimentares e escolares.

Os membros sentem-se satisfeitos pelo crédito cedido, e vêm a possibilidade de realizarem as suas actividades, como nos conta Abias Martins, de 24 anos de idade.

“Eu recebi da caixa comunitária 18 mil kwanzas, e com este valor vou comprar semente de amendoim e vou semear em meio hectare. Quando colher e vender, vou comprar porcos para criação e chapas para cobrir a minha casa”.

“Para mim, é a primeira vez a receber o crédito na cooperativa. Por isso vou mesmo trabalhar para devolver, e assim voltar a receber mais”. Acrescentou.

Apesar da subida de preços dos produtos, Laurinda Nana Tchipa, não perde a esperança de empreender.

“Eu também produzo pão e vendo farinha e peixe. Só que os preços estão muito caros, um saco de farinha custa 20 mil kwanzas que antes era 16 mil kwanzas. Mas com dinheiro que recebi vai chegar para fazer o negócio e o lucro vou comprar chapas, portas e duas janelas para cobertura da casa que eu construi sozinha porque o meu esposo vive em Benguela”.

Para aceder ao crédito, os associados, têm que apresentar um plano de produção ou de negócio, que é avaliada pelos órgãos sociais. O desembolso é feito em assembleia, na presença de todos os associados.

A caixa comunitária é um mecanismo de apoio financeiro aos membros das associações e cooperativas nas comunidades rurais, para fazer face a produção agrícola e em muitas situações torna-se o garante do financiamento dos pequenos negócios locais.

Esta acção, enquadra-se no Projecto de Reforço das Capacidades Económicas das Cooperativas Agrícolas, financiada pela British Petroleum (BP).

Fazer Download