Malanje: ADRA apoia mulheres com bens de produção e comercialização

31/1/2022 12:45 PM

As mulheres da Associação Kituakifikile e do Grupo Kixicano, no município do Quela, em Malanje, receberam recentemente uma motorizada de três rodas, um cheque de um milhão e 500 kwanzas cada, e duas moageiras cedidas pela ADRA Malanje, no âmbito do Projecto “Promovendo a Inclusão Socioeconómica das Mulheres no Meio Rural” financiado pela Cooperação Suíça.

O projecto visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, através do desenvolvimento de pequenas iniciativas socioeconómicas que concorrem para o desenvolvimento rural do município do Quela.

Imaculada António, chefe de Produção do Grupo de Mulheres Kixicano, agradeceu o gesto e garante que os meios recebidos poderão ajudar bastante no trabalho e melhorar a vida das famílias das mulheres associadas.

“Estamos muito contentes e agradecemos muito essa oferta da ADRA, continuem mesmo a nos apoiar para mudarmos de vida”, afirmou a líder, confiando nas mudanças que estes apoios podem causar na comunidade.

A responsável pelas mulheres da Associação Kituakifikile, Teresa Simão, explica como o meio de transporte poderá facilitar o trabalho de comercialização dos produtos.

“Estamos felizes, recebemos esse apoio e vai nos ajudar muito mesmo. A motorizada vai ajudar transportar os produtos do campo para a aldeia e da aldeia para o mercado para serem vendidos”, avançou.

A Coordenadora do Projecto “Promovendo a Inclusão Socioeconómica das Mulheres no Meio Rural”, Teresa Zumba, diz que os referidos grupos poderão beneficiar ainda de motobombas para facilitar a irrigação dos campos de cultivo, e o dinheiro recebido servirá para aumentar a produção e reforçar as caixas comunitárias.

De acordo com a coordenadora, o projecto está a beneficiar 56 mulheres da Associação Kituakifikile e do Grupo de mulheres Kixicano do Município do Quela, é orçado em 25 mil dólares americanos, com a duração de um ano.

Fazer Download