Malanje | Cerca de 300 agricultores apoiados com inputs agrícolas

25/2/2022 1:09 PM

Os membros das associações e cooperativas do município de Kangandala beneficiaram, ontem, de sete toneladas de sementes de feijão e milho para aumentar a produção para a segunda época agrícola 2022.

O apoio foi facilitado pela ADRA Malanje, no âmbito do Projecto de Apoio à Mitigação do Impacto Económico e Social da Covid-19 (PAMIESC), financiado pela União Europeia.

No geral, os inputs disponibilizados vão beneficiar 288 agricultores de forma directa e, indirectamente 1.700 famílias, pertencentes às Associações Kudikuatekessa, Deolinda Rodrigues, Tala Hady e a Cooperativa Kipacaça Suingue, no município de Kangandala.

O presidente da Cooperativa Kipacaça Suingue, António Mungolo, avança que já foram preparados 20 hectares de terras para a produção e as sementes recebidas poderão ser plantadas nestas terras.

“Estamos muito felizes, este apoio veio em boa hora, porque o objectivo é combater a fome e pobreza, estamos contentes com essa ajuda que nos deram”, disse António Bernardo.

A camponesa Conceição Alfredo, membro da Associação Kudikuatekessa, diz que este apoio poderá ajudar a dar continuidade ao financiamento dos estudos dos seus filhos, que, por falta de dinheiro, encontram-se fora do sistema de ensino.

“Nós agradecemos a ADRA por nos trazer as sementes de milho e feijão, façam mais vezes, nós já preparamos nove hectares de terras e vamos semear feijão e milho, isso vai nos ajudar a combater a pobreza”, afirmou a camponesa, que revelou: “tenho filhos que não estão a estudar, assim que colhermos os produtos, irei vender e matricular os meus filhos”.

O Assistente de Projectos da ADRA Malanje, Martins Simões, diz que o apoio enquadra-se no Projecto PAMIESC, que comtempla duas componentes, a social e a económica, beneficiando 485 agricultores de forma directa e 3 mil famílias indirectamente, nos municípios de Kangandala e Quela, respectivamente.

“Além dos insumos entregues aos referidos grupos, já beneficiaram de 37 kits diversos, 10 de corte e costura, nove de construção civil, nove de mecânica e oito de fabrico de sabão artesanal”, revelou Martins Simões.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download