MULHERES DA LOCALIDADE DO LUHEQUE SATISFEITAS COM A CONSTRUÇÃO DE TANQUES DE RETENÇÃO DE ÁGUA

8/4/2019 11:14 PM

 Mais de 37 famílias na localidade do Luheque, beneficiam de dois tanques de retenção de águas da chuva no município dos Gambos, província da Huíla.

A construção teve início em Novembro de 2018 e terminou Janeiro deste ano. Cada tanque possui uma capacidade de 52 mil litros de água.  

Segundo contam alguns membros da comunidade, para conseguirem ter acesso a água percorriam uma distância de 25 km em áreas de difícil acesso. As crianças iam à escola sem tomar banho porque uma boa parte da água acarretada, era consumida no caminho de volta à casa, devido a distância e a outra servia apenas para a alimentação.

“No princípio não acreditava que teríamos água próximo das nossas casas. Mas hoje estou muito satisfeita com a construção destes tanques porque meus filhos e eu não vamos percorrer longas distâncias,” afirmou Himbili Tchimo, uma das beneficiárias.

O Seculo da comunidade, José Maria, disse que “a comunidade aqui nos Gambos, vive da agricultura de subsistência familiar e o acesso à água tem sido um grande problema. O trabalho que a ADRA tem levado a cabo na construção de sistemas de água e não só, motiva bastante a comunidade em aceitar os projectos que são implementados, porque respondem as reais necessidades da comunidade”.

Lembrar que estes sistemas são desenvolvidos no âmbito do Projecto de Resiliência à Seca e Mudanças Climáticas e é financiado pelo NCA (Ajuda das Igrejas Norueguesas).

Fazer Download