Mulheres da UIA sede, município da Cahama já têm acesso a água por via da cisterna calçadão

10/3/2023 3:26 PM

Estória de Sucesso.

Cerca de 128 famílias no município da Cahama beneficiaram de 6 cisternas calçadão, com esta acção a comunidade da Uia, vê os seus problemas minimizados com relação a procura de água. Para a comunidade é uma mais valia, uma vez que a construção facilitou de grosso modo a vida de todos.

Senhora Maria de Lourdes Madalena, membro da comunidade da UIA moradora há mais de 15 anos na mesma localidade, partilhou com a equipa técnica da ADRA do município da Cahama a sua trajectória nos tempos difíceis na busca da água.

"Somei 10 anos a percorrer 15km a procura de água para o consumo doméstico. Hoje olhamos para realização deste projecto, em nome das mulheres me sinto feliz, só de saber que já não iremos a longas distâncias, pois temos água próximo dos nossos Quimbos; nos últimos anos, o povo tem sofrido muito, não tínhamos um sistema de água, tirávamos água nas chimpacas, nas chanas e no rio Caculuvale, a mesma não é apropriada para o consumo humano, pois os animais também bebem, eramos obrigadas a levar impurezas para casa por conta da partilha. isso, causava-nos muitos problemas de saúde" afirmou Maria Madalena.

Para elas, a maior satisfação desta conquista é de poderem ver os filhos a irem para escola com roupas limpa. Frisou a Senhora Natalia Manuel, conselheira do Grupo de Água e Saneamento moradora do bairro há mais de 29 anos.

Marina Peyroteu Técnica da ADRA afirmou que tem testemunhado a satisfação e o envolvimento por parte das mulheres no processo da construção das cisternas, pois tem ajudado de forma significativa as donas de casa, sabendo da sua realidade, são as senhoras que mas sofrem com as alterações climáticas desta região tendo que percorrer mais de 15km em busca do líquido precioso para as suas famílias.

Fazer Download