Mulheres de associações e cooperativas agro-pecuárias capacitadas sobre os seus direitos

3/1/2021 9:14 PM

Depois das províncias de Malange, Benguela e Huíla, a ADRA-Huambo realizou nos municípios do Bailundo e Longonjo, os debates sobre Saúde e Direitos das Mulheres.

Participaram destes eventos 88 pessoas, dos quais 67 mulheres, dentre elas membros de associações e cooperativas agrícolas, representantes das Administrações Locais e de instituições religiosas.

Idalina Nassupe, tesoureira da Cooperativa Agro-pecuária Cajabão, no município do Bailundo, afirmou que:

“Gostei imenso deste debate. Hoje o respeito pelos direitos das mulheres não é nada, os nossos maridos não nos respeitam, pensam que a mulher não é nada, mas como neste debate participaram também homens, acredito que vai ajudar a mudar. Vamos se respeitar mais e vamos saber reclamar quando vermos que os nossos direitos não estão a ser cumpridos”.

Estes debates tiveram como objectivo facilitar o acesso das mulheres à informação sobre os aspectos fundamentais relativos aos seus direitos consagrados na Legislação Nacional e nos Tratados Internacionais.

Estas acções na província do Huambo, enquadram-se no projecto Esumbilo (Respeito), financiado pela União Europeia e Solidariedade Prática da Suécia.

Fazer Download