Mulheres de Ohakeke participaram do debate sobre Género no município de Ombadja

6/6/2023 4:24 PM

Cerca de 50 participantes no debate sobre Género e Direitos das Mulheres no município de Ombadja, manifestaram interesse em saber mais sobre seu papel para além dos trabalhos domésticos.

Segundo Isilda José, membro da comunidade, toda sua trajectória, foi incutida que as mulheres só devem fazer trabalhos de casa, não devendo participar nos assuntos de tomada de decisão da família, nem na resolução de problemas da sua comunidade.

“Dizem que só os homens podem, mas hoje consigo perceber por meio deste debate que afinal também posso sim fazer parte e ir alem do que eu pensava. Sempre que olhava para as mulheres que vivem na cidade, me perguntava o que elas faziam ou como era possível elas trabalharem em cargos que só os homens podem desempenhar, afinal me enganava. As mulheres com força e dedicação podem sim desempenhar cargos de renome e ser motivação para outras mulheres”. Sublinhou.

Para Lena Baptista, este momento trará mudanças em suas vidas, e pede que a ADRA não pare com estas iniciativas na referida comunidade.

“Ainda há muito que se fazer, mas acreditamos que haverá mudanças positivas com a inserção de mulheres nos espaços de diálogo e concertação. É visível aos olhos de muitas mulheres a vontade de querer aprender e ajudar no desenvolvimento da sua comunidade”. Afirmou Rosa Samuel, ponto focal de género.

O referido evento, foi promovido pela ADRA Antena-Cunene, no dia 02 de Junho na localidade de Ohakeke, município de Ombadja.

Fazer Download