Organizações juvenis visitam obras do PIIM no Cunene

22/2/2022 12:08 PM

Um grupo de jovens de diferentes organizações da sociedade civil da província do Cunene realizaram, a 7 de Janeiro, uma visita às infraestruturas em construção no município da Cahama, comuna de Otchindjau, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

No total, 10 jovens, das quais 3 mulheres, constataram o nível de execução do hospital comunal e a residência dos enfermeiros daquela unidade de saúde.

De acordo com o responsável das obras, Hilário dos Santos, o futuro hospital municipal da Cahama está com uma execução física de 60% e a residência, de 80%.

“Para além das melhores condições de saúde que a comuna do Otchindjau terá, o hospital vai proporcionar empregos temporários em alguns jovens provenientes de algumas localidades a nível da comuna do Otchindjau”, acrescentou.

João Lopes, membro da Associação Juvenil Tchoto do Saber, diz que as obras são de grande importância, porque ajudarão a suprir as principais necessidades que as comunidades enfrentam no dia-a-dia no quadro da melhoria dos serviços de saúde. “Isto requer bastante atenção por parte dos empreiteiros e das nossas administrações, tanto a municipal e comunal, no sentido de construírem com qualidade”, apelou.

Para a técnica de desenvolvimento comunitário da ADRA no município da Cahama, Marina Peyroteu, esta visita enquadra-se numa das actividades do Projecto PAJUDEL, relacionadas com o apoio aos jovens na monitoria de políticas públicas em curso no município.

“Constatamos nesta visita que há um interesse grande por parte dos jovens em monitorar os programas públicos, por isso, vamos continuar a apoiar estas acções”, avançou a técnica da ADRA.

O administrador comunal adjunto, Agostinho Fernando, reconheceu a importância da iniciativa dos jovens e encorajou o envolvimento dos jovens na monitoria das políticas públicas em curso.

A ADRA apoiou esta iniciativa no âmbito Projeto PAJUDEL, que tem o objectivo de contribuir para o aumento da participação dos jovens nas províncias de Cunene e Namibe, no processo de formulação e monitoria na implementação de políticas públicas de apoio à juventude, financiado pela União Europeia e a Ajuda da Igreja da Noruega.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download