Projecto PARMES prevê construir 100 cisternas calçadão

14/8/2020 3:54 PM

O projecto PARMES (Projecto de Apoio a Resiliência para Mitigação dos Efeitos da Seca) prevê, até o fim do projecto, a construção de 100 cisternas calçadão com uma capacidade de 58 mil litros cada, para beneficiar 3.825 famílias.

De acordo com o director da ADRA-Huíla e Cunene, Simione Chiculo, “as cisternas calçadão têm a perspectiva de abastecer água de forma sustentável por via da captação das águas pluviais. A água pode ser armazenada, filtrada, tratada e pode acudir a falta de água nos tempos de escassez”.

Os furos artesianos as vezes não captam água onde deveriam chegar, é por esta razão que a ADRA trouxe esta alternativa das cisternas calçadão adaptadas às experiências do Brasil e o Norte da Namíbia.

Nesta altura estão escavados 22 buracos nos municípios da Humpata e Gambos no sentido de facilitar o acesso à água nas comunidades rurais agro-pastoris com tecnologias adaptáveis a nível local.

Estas considerações foram feitas durante a partilha de boas práticas da ADRA, na primeira reunião do Grupo Técnico II do FRESAN (Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional), na província da Huíla, com o objectivo de discutir estratégias para a implementação das actividades.

O projecto PARMES é financiado pela União Europeia e coo-financiado pela Ajuda das Igrejas da Norueguesas, no período de Janeiro a Dezembro deste ano.

Fazer Download