Projectos Parmes e Ehole procedem entrega oficial de bens nas comunidades da Chibia e Gambos

7/6/2023 12:55 PM

Cerca de 84 Cisternas Calçadão, um furo de água, seis motas de três rodas, um centro de transformação de produtos agropecuários e dez kits completos de apicultura melhorada, são os meios que foram oficialmente entregues aos grupos comunitários apoiados pelos projectos Parmes e Ehole nos municípios da Chibia e Gambos.

“Hoje é um dia de muita alegria e satisfação para nós, porque recebemos bens que farão face as necessidades dos membros das cooperativas e da população em geral” Sublinhou Kaquarta Mendes Tchitumba, coordenadora da associação de camponeses do Rio de Areia.

As entregas foram procedidas, pelos Administradores adjuntos da Chibia para Área Económica e Financeira, Mateus Mango, e Carlos Kanthata do município do Gambos, que durante as intervenções, frisaram a boa parceria que a ADRA tem mantido junto das administrações municipais, apelando para as comunidades, maior produção e utilização racional dos bens entregues, para a satisfação das necessidades sentidas no escoamento dos produtos.

Segundo o Director da ADRA Antena Huíla, Simeone Chiculo, a vontade dessas comunidades de trabalhar para produzir o seu próprio alimento, fez com que a organização, fizesse lobby junto dos financiadores para dar respostas as carências de água e aquisição de instrumentos de produção.

O coordenador da intervenção municipal do Gambos, Avelino Kavela, afirmou que os meios hora entregues a administração os e aos membros das comunidades, poderão proporcionar uma redução das distâncias na busca e procura de água. O escoamento dos produtos locais, vai promover maior interacção entre as famílias e membros das cooperativas. Os apicultores por sua vez, após participarem dos dois módulos da formação sobre apicultura melhorada e beneficiarem de kits completo, prometeram produzir mais mel e com muita qualidade. Com a charcutaria não será diferente, desafiaram-se a produzir o chouriço caseiro com regularidade.

As acções, foram promovidas pelos projectos Parme e Ehole, no quadro do programa FRESAN em parceria com o Instituto Camões e o Governo de Angola, co-financiado pela NCA e implementado pela ADRA-Antena Huíla e Namibe na componente de Fornecimento de água de forma sustentável.

 

Fazer Download