Representantes das Igrejas Protestantes da Alemanha Reforçam Parceria em Caluquembe com valiação do Projeto Epongoloko

27/11/2025 11:02 AM

A representante das Igrejas Protestantes da Alemanha realizou uma visita ao município de Caluquembe, província da Huíla,com o objectivo de avaliar os avanços e impactos do Projecto Epongoloko, que vem sendo implementado desde 2022 com foco no fortalecimento comunitário e desenvolvimento sustentável.

Durante a visita, a comitiva foi recebida pela Administradora Municipal, Mariana Soma, que destacou o papel estratégico da ADRA na promoção de melhorias significativas nos indicadores sociais locais.

“O Projeto Epongoloko tem sido um promotor de transformação. Observamos avanços concretos na segurança alimentar, acesso à água potável, educação comunitária eempoderamento das famílias”, afirmou a gestora.

A agenda incluiu encontros com líderes comunitários, visitas a iniciativas produtivas apoiadas pelo procjeto, e sessões de diálogo com beneficiários diretos. Os participantes ressaltaram o impacto positivo das ações, como as consultas ambulatórias, as demonstrações culinárias, as caixas comunitárias, apoio com insumos agrícolas,  formações e capacitações e outros.

As comunidades da Tanda e Chivulo, no município de Caluquembe, agradeceram à PPM pelo apoio prestado através dos projetos sociais que têm melhorado a vida das famílias locais. Em encontros com representantes da iniciativa, os moradores destacaram os benefícios já alcançados e pediram que os projetos continuem.

“Antes, tínhamos que andar mais de 10 quilômetros para buscar água em poços e riachos sem qualidade nenhuma. Isso nos trazia doenças e outros riscos. Hoje, com os sistemas de água instalados perto das aldeias com o apoio financeiro da Pão para o Mundo, tudo melhorou. Vivemos com mais saúde e tranquilidade.” Afirmaram os membros das comunidades.

A delegação alemã expressou satisfação com os resultados alcançados e reafirmou o apoio contínuo às iniciativas que promovem justiça social e dignidade humana, apesar do contexto mundial.

O Projeto Epongoloko, financiado por parceiros internacionais e implementado pela ADRA com forte envolvimento das comunidades locais, tem se consolidado como referência em práticas participativas e sustentáveis no sul de Angola.

No final, a Directora Anastácia Tchilete enalteceu o papel da PPM que te figurado para a ADRA como uma trajetória e testemunho do poder da cooperação para construir comunidades mais resilientes, justas e dignas.

Participaram da visita para além da representante Alemã Birgit Lump, membros da cooperativa da localidade da Tanda e do Chivulo  apoiadas pelo projecto no município, e quadros da ADRA Antena Huila e Namibe.

Fazer Download