Técnicos da ADRA reforçam conhecimentos sobre Desenvolvimento Comunitário

1/7/2021 3:11 PM

Termina hoje, em Benguela, o 22º Módulo de Formação em Desenvolvimento Comunitário, promovido pela ADRA - Acção para o Desnvolvimento Rural e Ambiente.

A acção formativa visa contribuir para o aumento da capacidade dos quadros tendo em vista a análise da prática da intervenção social da ADRA, bem como as questões metodológicas do Desenvolvimento Comunitário, à luz dos desafios impostos pelo actual contexto político, económico e social do País, em uma materialização do princípio “acção-reflexão-acção”.

Esta formação está a ser ministrada aos quadros da ADRA das províncias de Malanje, Luanda e Benguela.

Doriana Vituto Chivando é técnica de Desenvolvimento Comunitário do município da Ganda a dois meses e fala sobre como tem sido esta formação.

“É pela primeira vez a beneficiar desta formação, estou a gostar, o que estou a aprender vai me ajudar ainda mais na interacção com as comunidades” disse.

“O que mais me chamou a atenção é o tema sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), visto que constatamos muita fome nas zonas intervenção, aqui em Benguela, consequência do período de seca e logo depois as fortes chuvas que se abateram, influenciou na diminuição drástica da produção agrícola das famílias” afirmou a Doriana.

Para Ventura José Afonso, técnico de Desenvolvimento Comunitário da Antena Malanje, esta formação está a ser muito valiosa.

“Além de aprendermos novas técnicas, está a servir para a partilha de experiências entre as Antenas (Malanje e Benguela), por exemplo, as diferenças na execução dos métodos de implementação das Escolas no Campo do Agricultor. “

O Director Geral da ADRA, Carlos Cambuta, afirmou que o DC é um instrumento metodológico de capacitação permanente dos quadros que visa contribuir para o apoio ao desenvolvimento das comunidades com o envolvimento das próprias comunidades”.

Fazer Download