ADRA implementa projecto de inclusão socioeconómica da mulher rural

28/10/2021 2:46 PM

A ADRA Malanje realizou, nesta segunda-feira, a apresentação pública do Projecto “Promovendo a Inclusão Socioeconómica das Mulheres no Meio Rural”.

Durante 12 meses, o projecto vai beneficiar directamente 56 mulheres da Associação Kituakifikile e do Grupo de Mulheres Kixicano, com um orçamento de 25 mil dólares americanos, financiado pela Cooperação Suíça.

A Directora da ADRA Malanje, Mariana Moita, diz que mais do que apoiar com inputs agrícolas e tecnológicos, com o projecto, pretende-se fortalecer as actividades agrícolas e não agrícolas das mulheres do meio rural.

“O Grupo de mulheres Kixicano trabalha com a Organização desde 2005 e pouco se beneficia por parte da ADRA das acções concretas de financiamento para o reforço do empreendedorismo ”, afirmou Mariana Moita.

Segunda a Directora, este é um grupo específico de mulheres, que apresenta muitas dificuldades e trabalha com caixas comunitárias fruto da contribuição dos próprios membros, e este apoio irá permitir que trabalhem e melhorem as condições de vida.

O projecto prevê também disponibilizar para cada grupo-alvo uma motobomba, um moedor e uma motorizada de três rodas, para o fomento da comercialização.

Para a Coordenadora do Grupo de Mulheres Kixicano, Amélia Baião, esta é uma acção que deve continuar por ser de grande utilidade para a comunidade.

“Continuem a nos apoiar para o nosso desenvolvimento, a motobomba vai nos ajudar. Antes regávamos as hortas manualmente usando latas”, revelou.

A Directora do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado da Administração Municipal do Quela, Ana Guiné, disse que o projecto é bem-vindo e vai ajudar essas comunidades a desenvolverem as suas actividades e acções de género.

“Nós, Administração municipal do Quela, agradecemos pelo projecto. A ADRA continua a ser um parceiro estratégico no desenvolvimento das comunidades.”

“As Comunidades debatem-se com problemas no escoamento dos produtos agrícolas da lavra para suas casas e transformação de produtos, continuem a apoiar essas comunidades”, disse a governante.

O evento teve lugar no salão multiuso da Administração Municipal do Quela e reuniu 31 pessoas, das quais 17 mulheres, entre directores municipais, membros das associações, representantes do Fórum Municipal de Associações e Cooperativas, autoridades tradicionais e quadros da Organização.

O projecto “Promovendo a Inclusão Socioeconómica das Mulheres no Meio Rural” visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, através do desenvolvimento de pequenas iniciativas socioeconómicas que concorrem para o desenvolvimento rural do município do Quela.

ADRA | Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download