ADRA – Huambo | Técnicos realizam visita de monitoria às cooperativas

11/11/2020 10:45 AM

Com objectivo de constatar os processos que estão a ser desenvolvidos pela ADRA – Huambo, a Unidade de Projectos e Desenvolvimento realizou, entre os dias 27 a 29 de Outubro de 2020, uma visita de monitoria às Cooperativas Twapama, Flor do Campo e a Associação Boa Esperança no município do Longonjo e à Cooperativa Kupemba no município do Bailundo.

Foram notáveis as reacções dos membros das Cooperativas e Associação durante a visita.

Albertino Tomás, Presidente da Cooperativa Kupemba, disse que “com o apoio da ADRA, ganhamos protagonismo nas áreas da agricultura, caixas comunitárias e comercialização dos nossos produtos, de forma individual ou através da Cooperativa ou Associação, o que está a contribuir para o desenvolvimento das nossas comunidades.”

O presidente da cooperativa Kupemba encorajou a ADRA a continuar a trabalhar nestas componentes, olhando para outras organizações, para que as mais antigas caminhem de forma autónoma, necessitando apenas de assessorias.

“Temos aprendido várias técnicas de preparação de terra para o cultivo assim como de valores para vida” concluiu.

Por sua vez, Domingas Rosária, secretária da cooperativa Twapama, deu o seu testemunho.

“A vida das nossas famílias mudaram, os membros da nossa comunidade em geral têm vindo a ganhar mais saúde, mais capacidade financeira para a formação académica dos seus filhos, maior esperança de vida e, mais abertura e oportunidades de negócios, trocas comerciais, intercâmbios internacionais, aquisição e legalização de novas terras de cultivo, aquisição e construção de residências, aquisição de motos de três rodas vulgo ‘’kaleluya’’, moto-cultivadoras, fertilizantes, etc”.

A visita foi marcada pela realização do encontro com os membros da cooperativa Kupemba, onde foi possível observar os productos da colheita da época agrícola 2019-2020. Foram recolhidas 459 toneladas de milho, 163 toneladas de feijão manteiga, 62 toneladas de ginguba, 80 toneladas de mandioca e dez toneladas de cebola, conforme relatou Jeremias José, secretário da referida Cooperativa.

Segundo o Director da Unidade de Projectos e Desenvolvimento, Abílio Sanjaia, “estas cooperativas estão no bom caminho, desempenham um papel muito e importante nas suas comunidades, pois, de acordo com os testemunhos   de muitos associados, têm ajudado às famílias para a formação de seus filhos e na melhoria da renda familiar.

“O diálogo que estas cooperativas e associações têm mantido com as autoridades locais, tem influenciado as estratégias de actuação e a eficácia das políticas públicas em prol das comunidades” realçou Abílio Sanjaia.

O responsável pela área de Projectos e Desenvolvimento da ADRA, afirmou que, “fruto do que foi constatado, vamos continuar a captar recursos para reforçar cada vez mais as capacidades de actuação destas organizações”.

Fazer Download