ADRA-Malange realizou o Encontro Provincial das Comunidades

4/10/2019 4:46 PM

A ADRA-Malanje encerrou com êxito o vigésimo Encontro Provincial das Comunidades, que decorreu nos dias 26 e 27 de Setembro, no auditório da biblioteca provincial, sob o lema “Reforçando a participação das comunidades, rumo ao desenvolvimento local”.

Na ocasião, Albano Domingos Fonseca, Secretário do Fórum das associações de camponeses do município de Kiwaba Nzoji, disse que “com o apoio da ADRA conseguimos tratar 518 cédulas para as nossas crianças e já lhes matriculamos nas escolas”.

“Nas aldeias de Kikuka, Mutumbua, Kassanda foram tratados 429 assentos de nascimento para adultos. Agradecemos a ADRA, e que os trabalhos desse tipo se estendam para as demais aldeias.” Finalizou Albano Fonseca, quando apresentava a experiência de boas práticas sobre o acesso ao registo civil.

O Governador de Malanje, Norberto Dos Santos “Kwata Kanawa”, considerou importante a realização do encontro provincial das comunidades.

“Temos conhecimento que os encontros das comunidades têm vindo a consolidar- se como um importante espaço de interacção entre membros das comunidades apoiadas pela ADRA e não só, e as instituições do estado privilegiando a advocacia social e o debate de diversos assuntos de interesse local e nacional, particularmente aqueles relacionados com as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural”.

O evento abordou assuntos como, balanço das recomendações do encontro anterior; experiências de boas práticas de desenvolvimento local sustentável sobre o acesso ao registo civil, caixas comunitárias; implementação dos programas públicos de apoio ao desenvolvimento local; programa de combate a pobreza e o plano integrado de intervenção nos municípios.

Participaram do evento membros das comunidades apoiadas pela intervenção da ADRA, os administradores dos municípios de Cacuso, Kalandula, Quela, Luquembo, Marimba e directores dos gabinetes provinciais, um total de 117 participantes dentre eles, 33 mulheres.

Fazer Download