ADRA participa de um encontro operativo com Governo Provincial de Benguela

29/10/2020 1:49 PM

A ADRA participou nesta segunda-feira, do encontro operativo com os diferentes Gabinetes do Governo Provincial de Benguela.

No encontro foram abordados assuntos sobre a implementação de projectos da ADRA, a situação da terra e a inter-relação entre as diferentes instituições com vista a gerar sinergias face aos vários problemas sociais, bem como o impacto da Covid-19 nas comunidades.

O encontro foi dirigido pelo Vice-governador da província de Benguela, Leopoldo Muhongo, que fez saber que o processo de cedência de terras através do projecto “Minha Terra” continua, após a fase piloto no município do Cubal, porém o programa visa legalizar até 5 hectares.

Fruto da consulta pública sobre a revisão da Lei de Terras que está a ser levada a cabo pela equipa da ADRA nas comunidades, constata-se que os camponeses possuem mais de 5 hectares. Deverão ser encontradas outras vias para facilitar a legalização destas terras.

Dentre as várias dificuldades que as comunidades enfrentam, destacam-se a inexistência de documentos que comprovem a posse sobre as terras e a invasão das mesmas por indivíduos com maior poder económico.

Na sua intervenção, a directora da ADRA-Benguela, Célia Sampaio, apresentou aos presentes o projecto de Mitigação dos Impactos Económicos e Sociais da Covid-19 na Vida das Famílias, financiado pela União Europeia. Destacou também a necessidade de uma estratégia de trabalho no sentido de permitir um melhor alinhamento entre as políticas do Governo e as acções da ADRA.

Participaram também deste encontro directores do Instituto Geológico e Cadastral de Angola (IGCA), Acção Social, Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, técnicos da área de infraestruturas do Governo e quadros da ADRA-Benguela.

Fazer Download