ADRA promove debate sobre terras comunitárias em Malanje

2/6/2022 11:42 AM

A ADRA realizou, em Malanje, o Workshop Provincial sobre a Problemática de Terra Comunitárias, com o objectivo de promover partilhas de conhecimentos e experiências sobre os processos de obtenção e gestão de terras para comunidades rurais.

O evento decorreu no dia 26 de Maio e juntou 56 pessoas, das quais 7 mulheres, entre membros de associações e cooperativas agrícolas da província, representantes do governo provincial e de distintas instituições públicas de Malanje, administradores municipais de Kiwaba Nzoji, Cacuso, Malanje, instituições académicas, organizações da sociedade civil, autoridades tradicionais e quadros da ADRA.

De acordo com o representante da Associação das Autoridades Tradicionais, João dos Santos Diniz, é necessário que o governo envolva mais a participação destes líderes locais, para melhor garantir a preservação das terras.

“Estamos a pedir ao governo que nos preste mais atenção. O Soba é um conservador do povo e das terras, por isso quando tem um empresário com planos de investir numa área, o governo deve dar a conhecer às autoridades tradicionais para não serem surpreendidos e para saberem esclarecer a população quando forem questionados”, defendeu o soba.

O Coordenador de Projectos da ADRA em Malanje, Vicente da Silva, faz um balanço positivo do workshop e refere a importância de se promover mais espaços semelhantes a nível da província, de modo a contribuir com propostas concretas para a facilitação do acesso aos direitos e melhoria da vida das populações, sobretudo das comunidades rurais de Malanje.

“Encontro serviu também para analisar e identificar os procedimentos administrativos para obtenção do título de concessão de terras, influenciar as autoridades locais a dinamizarem um espaço específico para abordar as questões de terras, e promover o diálogo entre os parceiros locais sobre a problemática das terras comunitárias na província”, concluiu.

A iniciativa enquadra-se nas acções do Projecto de Apoio Institucional, financiado pela Afrikagrupperna.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download