Agricultores apresentam dificuldades na produção agrícola

13/5/2019 12:09 PM

Foi durante um workshop sobre gestão financeira na manhã de segunda-feira(15 de Abril), onde os agricultores do município da Humpata e Gambos,apresentaram as necessidades e as dificuldades que têm enfrentado no acesso à crédito e comercialização.

A referida actividade que buscou desenvolver noções práticas para a melhoria na gestão financeira de pequenos negócios, serviu também para que os participantes expusessem as dificuldades decorrentes da actividade agrícola.

“Apesar de haver muita produção,temos dificuldades no escoamento dos produtos agrícolas” – afirmou Ermelinda Sandjaia, coordenadora da associação Tchanina.

“O camponês deve ter a capacidade de diversificar as culturas, para não ter dificuldades na comercialização. Muitos de nós semeamos sempre a mesma coisa”,acrescentou Oreste Amândio, coordenador da associação Baixa da Missão.  

Segundo o coordenador da Jamba II, Mahine Mapole, é necessário “apostar na construção de armazéns para a conservação de produtos agrícolas”

Durante a formação, os participantes concluíram que gestão financeira é terá capacidade de administrar o dinheiro e que é fundamental apostar na qualidade do produto para garantir a comercialização a um preço justo.

O workshop é uma acção ligada ao projecto Direito da Mulher à Terra,financiado pelo Forum Syd e Solidariedade Prática.

Fazer Download