ANGOLA É ACEITE COMO MEMBRO DA ITIE INTERNACIONAL

16/6/2022 8:23 PM

A ADRA testemunhou, hoje, a aceitação da adesão de Angola como membro da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE Internacional), durante a 53ª Reunião do Conselho da ITIE Internacional que decorre em Bruxelas (Bélgica), entre os dias 16 e 17 de Junho.

A ADRA está a ser representada pela Directora de Comunicação e Advocacia Social, Cecília Kitombe, que, na ocasião, felicitou o governo pela "coragem" de candidatar-se para membro da Iniciativa e destacou que esta adesão vai "permitir uma melhor escrutinação do trabalho que Angola tem feito no âmbito da exploração dos recursos naturais, maior acesso à informação e mais diálogo entre a indústria extractiva e as comunidades afectadas pela exploração".

Lembrar que Cecília Kitombe é membro do Comité Nacional de Coordenação da ITIE Angola, em representação da ADRA, há um ano, tendo sido empossada a 9 de Junho de 2021. Ver aqui.

O Comité Nacional de Coordenação da ITIE Angola é presidido pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Dr. Diamantino Pedro de Azevedo, que também lidera a comitiva que se encontra em Bruxelas, da qual integram outros representantes do MIREMPET, Sonangol-EP, ENDIAMA-EP, membros de organizações da sociedade civil e jornalistas.

A Iniciativa para a Transparência na Indústria Extractiva é um padrão global que visa promover uma gestão aberta e responsável dos recursos naturais (petróleo, gás e recursos minerais), procurando fortalecer os sistemas governamentais e de empresas, bem como apoiar o debate público nacional e internacional sobre a exploração destes recursos. A inicitiava permite também o uso adequado e monitorável dessas receitas dos recursos naturais para que possam contribuir para a estabilidade económica e política dos países com indústrias extractivas e, dessa forma, reforçar-se o combate à corrupção.

A ITIE Internacional passa agora a ser constituída por 57 países membros, sendo Angola o 28º país africano a aderir a Iniciativa e um dos três maiores produtores de petróleo em África, ao lado da Líbia e Nigéria.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download