“As políticas públicas juvenis não atendem as nossas reais necessidades”

3/1/2021 9:14 PM

A ADRA-Huíla/Cunene promoveu no dia 19 de Novembro, um debate na Rádio Cunene sobre a participação dos jovens nos espaços de auscultação e concertação social.

Cristiano Sitalene, representante da associação dos Escuteiros, afirmou que “as vezes as preocupações não são tidas em conta pelos decisores. A forma como são discutidos os problemas ao nível local, não dá abertura para ter uma participação de qualidade, não há impacto na comunidade”.

“Existem sim políticas voltadas para o jovem, mas ainda não são satisfatórias porque não atendem as reais necessidades dos jovens”.

Cristiano apelou ao Executivo a criar políticas de empregabilidade, “o sector privado em Angola, tem muitos riscos, em alguns casos não são exigidas as responsabilidades tal como deve ser”. Concluiu.

José Severino, representante da Associação Ekamba “amigo”, afirmou que as políticas para a juventude, são boas, mas, é preciso investir no diálogo entre as instituições do Estado e a juventude.

“Os representantes da juventude, devem aproveitar o máximo a participação nestes espaços e ter resultados que atendam as preocupações dos jovens. O Executivo e outros actores devem aumentar a fiscalização dos projectos em cursos”. Finalizou.

Para o coordenador da intervenção municipal da Cahama a questão da participação da juventude nos espaços de auscultação e outros tem suscitado debates a todos os níveis.

A ADRA, enquanto uma organização não governamental, tem trabalhado com a juventude no sentido de contribuir para uma participação de qualidade nos espaços de debates formais que promovam o desenvolvimento local.

Este debate radiofónico consta do leque de acções do projecto PAJUDEL (Participação Juvenil para o Desenvolvimento Local de Angola), financiado pela União Europeia e a Ajuda das Igrejas Norueguesas e implementado em Ombadja, Cahama (província do Cunene) e Bibala (província do Namibe).

Fazer Download