Benguela: Mais de 2 mil agricultores beneficiados com inputs agrícolas em 2021

12/1/2022 4:55 PM

Um total de 2 mil e 317 produtores em Benguela, dos quais mil e 296 mulheres, foram beneficiados com inputs agrícolas distribuídos pela ADRA, no âmbito do fomento da Produção Agropecuária e Segurança Alimentar.

Este dado foi assinalado durante o balanço anual da ADRA Benguela, decorrido nos dias 27 e 28 de Dezembro último, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade da intervenção da ADRA na província.

Ainda durante o ano de 2021, cerca de 130 produtores dos municípios do Cubal e Ganda passaram a introduzir sistemas agroflorestais e 101 adotaram práticas de conservação do solo, 331 produtores foram capacitados em técnicas agrícolas através da metodologia Escola no Campo do Agricultor (ECA) e 187 camponeses foram capacitados em técnica de maneio do gado.

Os resultados do balanço anual registaram também que 599 membros de associações e cooperativas do município do Cubal e Ganda tiveram acesso à informação sobre a educação nutricional; 345 produtores, dos quais 192 mulheres, dos municípios do Cubal, Ganda e Baía Farta, tiveram acesso facilitado aos créditos para apoio à produção e pequenos negócios; 438 membros das associações e cooperativas de Benguela tiveram suas iniciativas empreendedoras apoiadas pela ADRA e sete organizações dedicadas ao campo, no município da Ganda, encontraram oportunidades de comercialização dos seus produtos, através das feiras municipais e escoamento para o mercado.

Durante as sessões de balanço, foi também analisado o nível de intervenção da ADRA em Benguela nos domínios da participação cívica, influência de políticas públicas e outros relacionados com o Programa de Cidadania e Advocacia Social do Plano Estratégico 2018-2022.

Resultado da análise do contexto da província, os participantes do encontro identificaram a necessidade de a Organização desenvolver projectos relacionados com culturas resistentes à seca para fazer face a eventuais períodos de escassez de água em determinados municípios de Benguela.

Para a Assistente de Projectos, Maria De-Lassaleth Morgado, este é um desafio importante para a Organização, mas que poderá merecer a atenção necessária dos seus quadros e da Direcção.

Do balanço anual 2021, foram feitas recomendações sobre as acções da instituição voltadas aos sistemas agroflorestais, conflitos de terra, legalização das cooperativas e créditos das caixas comunitárias. “Estas temáticas estão a ser destacadas, porque são as que vamos precisar ter uma atenção especial em 2022”, declarou Célia Sampaio, Directora da Antena Benguela.

Fazer Download