Cerca de 40 toneladas de batata vão abastecer os mercados de Luanda e Moxico

12/8/2020 12:20 PM

Cerca de 40 toneladas de batata rena serão colhidas de Agosto a Outubro, numa extensão de 5 hectares, na comuna sede da Caála, aldeia de Sacanombo, província do Huambo.

Numa visita de terreno realizada no fim do mês de Julho, pelo coordenador municipal da ADRA na Caála, Júnior Mussunga, constatou-se que desde o mês de Junho que um dos membros da cooperativa "Bem Vindo à Caála", está engajado na produção de batata rena, na perspectiva de minimizar os impactos socio-económicos do Covid-19, que afecta o mundo especialmente os produtores locais, devido a escassez de meios de produção.

Álvaro Kaliki, chefe de produção da cooperativa "Bem Vindo à Caála", afirma que para esta produção utilizou mais de 4 toneladas de sementes e 3.2 toneladas de fertilizantes.

“Com este investimento espero colher cerca de 12 toneladas de batata por hectare”.

Esta produção será comercializada nos mercados de Luanda na praça do Km 30, Catinton e uma parte será levada para a província do Moxico, uma vez que o caminho de ferro já deu início aos serviços de transporte de mercadorias.

“Além daquilo que vamos direccionar para os mercados, a cooperativa "Bem Vindo à Caála", está em condições de fornecer sementes de batata nas variedades de Chapa 5, Romana, Hummer, Dasirré e Fontane, para outros produtores que precisarem”, salientou Álvaro Kaliki.
Fazer Download