Comunidades beneficiam de meios para combater a Covid-19

9/6/2021 3:13 PM

Seis comunidades da província do Huambo foram beneficiadas com meios e produtos de biossegurança contra a Covid-19, disponibilizadas pela ADRA Huambo, no âmbito do Projecto de Mitigação dos Efeitos Socioeconómicos da COVID-19, financiado pelo Standard Chartered Bank Angola.

As doações foram realizadas entre 10 de Março e 1 de Abril, nas localidades de Luvemba e Hengue, no município do Bailundo; Chilata e Catabola, no Longonjo; e Sakaliñga e Cachindongo, na Caála.

No total, foram entregues 9 moto-cisternas, 30 pulverizadores, 9 moto-bombas, 90 sistemas montados de lavagem das mãos, 50 unidades de 5 litros, 300 unidades de 300ml e 300 de 500ml de álcool em gel, 980 unidades de sabão em líquido, 400 unidades de sabão azul e 200 unidades de lixívia de 5 e 4 litros.

Para além dos meios e produtos, foram também distribuídos 3 mil folhetos informativos, em Português e Umbundu, sobre a Covid-19 e suas medidas de prevenção.

Segundo o coordenador do projecto, Armando Pintar, a iniciativa tem o objectivo de contribuir para a protecção dos direitos económicos e sociais das famílias vulneráveis da província do Huambo, com maior enfoque na garantia do acesso aos materiais de biossegurança, promovendo acções de disseminação de informação e implementação de medidas de contenção da propagação da Covid-19 nas comunidades rurais do Bailundo, Caála, Longonjo e no município sede do Huambo.

“O projecto tem intervenção directa em 15 cooperativas, que vão trabalhar com as direcções das escolas, igrejas e centros de saúde locais para a gestão destes meios e visa alcançar cerca de 506 beneficiários directos e 2.530 indirectos, dos quais 693 mulheres”, avançou o coordenador.

Para o Director do posto de Saúde da localidade de Sakalinga, Carlos Henriques, os materiais recebidos vão melhorar os esforços na prevenção contra a Covid 19.

“Ficamos muito agradecidos com este gesto vindo da ADRA, pois vai ajudar a minimizar a carência de meios de biossegurança na prevenção desta pandemia. Agora, estamos melhor preparados para esta luta.” Assegurou.

Abílio Ukwassape e Teresa Rufino são professores da Escola Pública nº 60, da comuna de Catabola, e consideram os materiais recebidos importantes para a sua actividade de docência, ao reforçar a segurança tanto dos alunos como de outros agentes educativos.

“Estamos muito agradecidos, porque recebemos vários meios e muito importantes para nos protegermos do coronavírus. Agora, eu e os meus colegas nos sentimos mais protegidos”, revelou a professora Teresa Rufino.

O administrador adjunto da Comuna de Catabola, Daniel Mingoxi, diz ser uma honra quando as ONGs como a ADRA juntam os seus esforços às instituições do Estado, na luta contra a pandemia da Covid-19 e na resolução de outros problemas das comunidades mais carenciadas.

“Estes materiais e produtos recebidos serão muito úteis no combate contra esta pandemia, principalmente nos locais de maior aglomerado de pessoas, tais como mercados, igrejas, escolas e centros de saúde”, concluiu.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download