Comunidades da Humpata e Chibia beneficiam de uma formação sobre o valor Sociocultural e Socioeconómico do gado na vida das famílias

1/4/2023 10:34 PM

Um total de 90 pessoas dos quais 40 mulheres, participaram recentemente nos municípios da Humpata e Chibia de uma formação sobre o valor Sociocultural e Socioeconómico do gado na vida das famílias, está acção formativa faz parte do projecto Eholi Financiado pela União Europeia, por intermédio do FRESAN e Instituto Camões.

Com objectivos de despertar as comunidades sobre o valor sociocultural e socioeconómico do gado para as famílias de modo a dar respostas as necessidades básicas, foi o tema que suscitou uma interacção ativa entre os participantes e o moderador.

O debate a volta do assunto,produziram algumas conclusões e encaminhamentos como: As dimensões social ecultural que estão sendo bem trabalhadas. Entretanto, faltando o mesmo desempenho para a dimensão económica, sendo assim os participantes devem socializar os conhecimentos com as famílias, associadas, cooperadores, Igrejase outras pessoas influentes, bem como os benefícios que devem ser aproveitados com os jovens ARVs para a assistência do gado.

“As alterações climáticas ciclicamente verificadas obrigam-nos a consciencialização permanente as comunidades para o aproveitamento racional de todos os meios, aliado a este tema é importante trabalhar também as questões sobre equidade/ justiça de género para salvaguardar os direitos dos desfavorecidos” disse Cecílio Elindo Coordenador da intervenção da Humpata.

No fim da formação as comunidades acharam positivo a recomendação feita no encontro sobre a adopção de hábitos e costumes de se criar pelo menos um tipo de gado ou ave no ceio das comunidades para servir de recurso e assim suprir algumas necessidades básicas sentidas.

Fazer Download