Cooperativa Kanivete Kangombe ganha um centro de transformação de produtos agropecuários na província da Huíla

24/4/2023 3:17 PM

Mais de 270 membros da cooperativa Kanivete Kangombe, beneficiaram de um centro de transformação de produtos agropecuários, para diversificação de fontes de rendimentos das famílias no município do Caluquembe, província da Huíla.

Desta infraestrutura, cerca de 135 mulheres e estudantes do primeiro ciclo daquela localidade, são beneficiários directos.

Este centro, visa identificar os produtos agrícolas do campo para a transformação, suas vantagens, e promover momentos de troca de experiências entre jovens e mulheres das associações e cooperativas, adquirir técnicas de transformação de produtos agrícolas para o consumo das famílias e comercialização, mitigar a perda das culturas durante a colheita.

Durante à actividade, foram demostrados os produtos que o centro passará a confeccionar, nomeadamente, bolos, bolinhos de batata-doce, abobora, sumos de batata-doce, marmelada e goiaba para comercializar e oferecer a merenda para os alunos.

O referido centro de transformação da Cooperativa Kanivete Kangombe, apresenta uma área de transformação, uma sala de trabalho, arrecadação, área de comercialização, uma varanda e dois quartos de banhos externos. Para a supervisão e funcionamento do estabelecimento, foi constituída a comissão de gestão, nomeadamente presidente, secretária,tesoureira e 2 membros do conselho fiscal. Os membros da cooperativa, manifestaram contentamento com danças, cantos e foi lida uma nota de agradecimento com palavras motivadoras pelo coordenador da Cooperativa, Manuel Deyweda.

A cerimónia de entrega, contou com a participação do Director da Antena Huila e Namibe Simione Chiculo, o Administrador Municipal Adjunto para Área Técnica, Infraestrutura e Serviços Comunitários Eliseu Jeremias José, com a Directora da Acção Social Família e Igualdade de Género Júlia Ngueve Jeremias Papelo, o Administrador Comunal Adjunto do Ngola, Arão Ezequiel, as autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e membros de outras localidades do sector do Chivulo.

O Centro apetrechado, é uma acção do projecto Ekoliso II, visando o fortalecimento das capacidades organizativas e produtivas, financiado pela Organização Eclesiástica Alemã Pão Para o Mundo.

Fazer Download