A cooperativa Kituakifikile, da aldeia Caculo Canji no município de Cacuso, comuna do Lombe, pretende apostar este ano na produção de soja em grande escala, para reforçar o mercado nacional.
O presidente da cooperativa Kituakifikile, Andrade Pedro Hebo, diz que nesta altura dispõem de uma área de 100 hectares, onde pretendem efectuar a produção do cereal em grande, para corresponder a procura do mercado.
“Precisamos de mais financiamento para que a cooperativa possa produzir a soja em grande quantidade, para fornecer o mercado angolano. Temos recebido muitas solicitações de empresários para comprar este produto, mas infelizmente não conseguimos atender estes pedidos por falta do mesmo produto”. Disse.
Nesta altura, o grupo está a produzir, feijão, mandioca, milho, batata rena e batata-doce, produtos que têm sido comercializados nos mercados a nível provincial e nacional.
Josefa Dias, tesoureira da cooperativa, está satisfeita com os resultados da produção, onde inúmera muitos benefícios desde que ingressou neste grupo.
“Estou feliz por apostar na agricultura, com o dinheiro da venda dos nossos produtos da cooperativa, consegui construir a minha própria casa, comprei chapas, zinquei e consegui sair da renda”. Realçou.
A cooperativa Kituakifiquile, surgiu da associação em 2013, para promover o desenvolvimento da comunidade local.