Cooperativas partilham com o FAS experiências sobre as caixas comunitárias

19/4/2021 4:09 PM

As cooperativas Tuapama e Flor do Campo, no Huambo, partilharam as suas experiências sobre criação e gestão de caixas comunitárias com o Fundo de Apoio Social (FAS), instituição tutelada pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

A actividade, decorrida a 20 de Janeiro, foi uma iniciativa do FAS e serviu para esta instituição pública colher informações baseadas na experiência das cooperativas sobre a constituição, o funcionamento, as políticas de empréstimo e reembolso, os prazos de reembolso e as possíveis dificuldades das caixas comunitárias de crédito, bem como sobre a constituição orgânica das cooperativas.

No encontro, participaram 58 pessoas (27 mulheres), entre membros das duas cooperativas, técnicos da ADRA e representantes das diversas direcções provinciais do FAS no Cunene, Huíla, Namibe, Huambo, Cuando Cubango, Bié e Luanda.

Director do FAS, Belarmino Jelembi

Na ocasião, o director do Fundo de Apoio Social, Belarmino Jelembi, fez saber que a acção se insere numa “linha de trabalho que visa apoiar as iniciativas comunitárias, para isso, era necessário saber o que os outros estão a fazer a respeito, sendo este um caminho importante a seguir”.

Jelembi reconheceu a experiência da ADRA nesta matéria e revelou que o encontro superou as suas expectativas, “pois o objectivo que nos trouxe foi satisfeito por aquilo que vimos e ouvimos, e vai servir para a elaboração das nossas estratégias… outrossim, conhecemos as cooperativas já algum tempo e ficamos muito surpresos e contentes porque houve uma grande evolução na sua organização e dinamismo no trabalho”.

O vice-coordenador da cooperativa Flor do Campo, Rafael Sacavalo, referiu que este encontro possibilitou os membros da sua organização partilhar as suas “experiências, sucessos e falhas”.

“No geral, aprendemos muito, e com isso conseguiremos corrigir os nossos erros, melhorar as nossas estratégias e estamos cientes de que conseguimos passar também as nossas experiências em vários aspectos”, garantiu o líder cooperativista.

A secretária da caixa comunitária da Cooperativa Tuapama, Helena Manuela, avançou que o encontro de troca de experiência com o FAS motivou a sua cooperativa a dinamizar mais o trabalho e fortalecer a atenção que é dada à caixa comunitária.

“Afinal várias instituições estão atentas às actividades da nossa cooperativa e isso nos deixa muito contente, com vontade de trabalhar mais, partilhar sempre as nossas experiências e receber também dos outros”, disse.

A directora provincial do FAS no Huambo, Chimuma de Oliveira, fez um balanço positivo do encontro e garantiu continuar a trabalhar com as cooperativas. “Nós vamos continuar a entrar em contacto com as cooperativas que forem financiadas e/ou que são acompanhadas pela ADRA na perspectiva de colhermos continuamente experiência”, concluiu.

As cooperativas Tuapama e Flor do Campo são constituídas por camponeses da Comuna do Lépi, município de Longonjo, e possuem experiência na gestão de caixas comunitárias, apoiadas por projectos implementados pela ADRA.

ADRA | Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download