Directora da ADRA Huambo visita a Cooperativa Omuenho Wokaliye

22/2/2022 12:08 PM

A Directora da ADRA Huambo, Cidália Gomes, realizou, a 10 de Fevereiro, uma visita de monitoria à Cooperativa Agropecuária Omuenho Wokaliye, na comuna do Cuima, município da Caála.

A visita teve o objectivo de constatar as acções que estão a ser desenvolvidas pela cooperativa, no âmbito do financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e dos fundos locais da ADRA, e contou com a presença de quadros da administração local, com destaque para o administrador comunal adjunto do Cuima, Aurélio Pacheco, e representantes da Administração Municipal para área de Desenvolvimento Económico e Agricultura.

A Cooperativa Omuenho Wokaliye beneficiou, em 2021, de um financiamento do BDA, no valor de 30 milhões de kwanzas, para fortalecer as suas acções, com previsão de reembolso num período de dois anos.

De acordo com o presidente da Cooperativa, Henriques Chimbili, apesar da ausência constante de chuvas e a perda recente de cinco hectares de soja, estes “serão substituídos, nos próximos dias, pelo lançamento das sementes do feijão de segunda época”.

O líder entende que as perdas não podem impedir os propósitos do seu colectivo de camponeses, por isso está confiante numa recolha que satisfaça os objectivos da Cooperativa para o presente ano agrícola.

“A cooperativa não tem baixado a cabeça, prevê colher seis toneladas de hortícolas diversas, como repolho, couve, cebola e tomate, e mais de seis toneladas de milho comum através do do financiamento do BDA; cerca de uma tonelada de milho pipoca, por meio do financiamento dos fundos locais da ADRA, num total de 17 hectares de terra cultivadas”, avançou os dados.

Para Henriques Chimbili, a cooperativa está motivada e preparada para contribuir para a redução das importações e combater a fome na região.

A Directora da ADRA Huambo, Cidália Gomes, diz reconhecer os esforços, o trabalho e a dinâmica da cooperativa, por estar a diversificar as suas acções, tornando-se cada vez mais independente e com maior engajamento dos membros.

“Fica o desafio à cooperativa de continuar a dinamizar as suas acções, envolvendo mais os jovens nos cargos de liderança, e da parte da EDA e ADRA, um acompanhamento técnico mais rigoroso e permanente”, apelou a representante da ADRA na província.

A cooperativa, composta por 65 membros, dos quais 34 mulheres, é acompanhada pela ADRA desde a sua fundação, há cinco anos, sendo o seu actual presidente, Henriques Chimbili, beneficiário das acções da ADRA há 22 anos.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download