Elevado índice de gravidez na adolescência preocupa as famílias nas comunidades do município de Cacuaco

19/7/2023 3:23 PM

A informação foi avançada no workshop sobre saúde sexual e reprodutiva, promovida pela ADRA no dia 18 de Julho nos municípios de Cacuaco.

“A nível da comuna da Funda, a saúde sexual e reprodutiva é ainda muito problemática porque muitos moradores desconhecem sobre o assunto, resultando nos elevados índices de gravidezes precoces, sendo que muitos jovens fazem relações sexuais desprevenidamente, tendo muita possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis”. Afirmou Isabel José, membro da cooperativa Seteka da comuna da Funda.

“Estamos aqui neste workshop com o objectivo de adquirir conhecimentos e transmitir aos outros membros na comunidade. É uma grande valia por ser um espaço de aprendizado, isto porque a temática de saúde sexual e reprodutiva é muito importante, sobretudo para nós os jovens das comunidades porque aprendemos sobre as formas de prevenção e tratamento das diversas doenças sexualmente transmissíveis”. Reforçou Isabel José.

Cecília Simão da cooperativa Malengue III, demostrou a sua satisfação pelo facto de ser a primeira vez a participar sobre uma formação do género.

“Antes não tinha conhecimentos sobre esse assunto, mas com estas iniciativas agora aprendi e vou puder partilhar com os vizinhos, colegas de trabalho e outras pessoas na comunidade”.

Para o Senhor Mário Hilário da cooperativa Espanha Angola, localizado no bairro Mulundo Prédio, o workshop representa para mim uma grande vantagem porque a situação da gravidez na adolescência no seu bairro é preocupante.

“Nos últimos tempos nas nossas comunidades, os problemas são enormes em termos de gravidezes precoces por parte das crianças e adolescentes de 14 e 15 anos. Isto muitas vezes acontece por falta de informação, sendo que no passado havia muitos preconceitos por parte dos pais e avós em conversar sobre o sexo com os filhos. Felizmente com estas iniciativas de formação, conseguiremos transmitir nas nossas famílias, sobretudo sensibilizar a juventude na comunidade. Sugerimos que esta formação promovida pelo projecto, se estenda para as escolas, igrejas para cada vez mais instruir as pessoas sobre a saúde sexual e reprodutiva”. Sublinhou.

A supervisora do programa de saúde sexual e reprodutiva do município de Cacuaco, Suzana Alberto, declarou que o índice de gravidez na adolescência continua a preocupar, porque anualmente se verifica que cerca de 70 a 80 meninas menores de 15 anos ficam grávidas.

“Para contrapor o crescimento de meninas grávidas na adolescência, temos realizado várias palestras e feiras de saúde nas escolas e nas comunidades, como objectivo de sensibilizá-las a fim de minimizar essa situação. No bairro Belo Monte por exemplo, promovemos muitas actividades que foi minimizando as coisas.” Enfatizou.

Segundo a coordenadora do projecto Género e Desenvolvimento, Teresa Zumba, o workshop visa promover espaços de diálogo entre as comunidades, as Organizações Locais da Sociedade Civil, Instituições do Estado nas mais variadas vertentes, analisar os níveis de acesso aos serviços de saúde, especificamente na linha da saúde sexual e reprodutiva, abordar sobre a temática das doenças sexualmente transmissíveis, violência obstétrica, parto seguro etc.

Participaram da formação 44 pessoas, dos quais 23 mulheres das Associações e Cooperativas, membros da Direcção Municipal da Saúde e Educação e Instituições Religiosas Locais.

Esta acção, enquadra-se no âmbito do projecto Género e Desenvolvimento, implementado pela ADRA, com financiamento da AfrikaGrupperna.

 

Fazer Download