“Esse apoio que estão a nos dar que não pare, pois o pouco mesmo que estamos a receber está a nos ajudar a ter muito. Eu pedi 40.000 mas tirei lá mais de 350.000 e ainda é só a primeira colheita, ainda falta a segunda”- Pedro Henda
Este depoimento foi dado durante uma monitoria feita pela ADRA - Benguela na semana passada (de 04 á 08 do corrente mês), para ver os resultados da produção obtida por intermédio dos microprojectos apoiados no âmbito do projecto Grande Plutónio.
O mesmo financiamento consiste na criação de caixas comunitárias para o reforço das actividades agrícolas, que por intermédio da elaboração de planos de negócio, os camponeses recebem determinada verba para investir na produção e com o resultado desta devolvem os valores de crédito com a aplicação de um juro.
Caixas Comunitárias de Crédito reforçam a produção agrícola nos municípios do Cubal e Ganda.
Pedro Henda solicitou um crédito de 40.000 kz, e com este valor comprou duas latas de semente de tomate “tipo ferro”, três frascos de inseticida e colocou toda a sua esperança na produção do tomate, numa altura em que na sua localidade poucos produtores apostam no tomate devido a praga. Como resultado colheu 35 caixas, na primeira colheita, vendeu cada caixa ao preço de 10.000 kz.
Destacar que Os valores cedidos a crédito dependem do plano de negócio apresentado, mas em média rondam de 30.000 á 250.000 kzs. E que este projecto que abrange um leque de nove cooperativas agrícolas, está a ser implementado desde 2017, e financiado pela BP nos municípios do Cubal e Ganda.