Excesso de chuva corta a circulação de pessoas e bens no município da Ganda.

14/4/2023 2:58 PM

Enchente no rio Dende dificulta passagem dos moradores da comuna do Casseque povoação do Ndende Jongolo. Por conta das fortes chuvas que assolam  o município da Ganda, em particular na comuna do Casseque registradas desde segunda a quarta feira (10 a 12.04.2023), os moradores da Comunidade do Tchicole enfrentam grandes dificuldades em locomoverem-se para outras zonas devido a enchente do rio Dende fazendo com que até agora, a via se encontre em péssimas condições.

Membros da comunidade do Tchicole, bem como outras, encontram-se desde segunda feira desta semana impossibilitados de saírem para a compra de alguns materiais de necessidade primária, devido o mal estado da via causadas pelas fortes chuvas que abalaram a comuna nos últimos dias.
Nenhum morador, motorizada ou qualquer veículo consegui passar pela zona como faziam antes, e os que pretende ir visitar um familiar ou ir trabalhar enfrentam muitas dificuldades que por receio, desistem da viagem.

Destacar que, os moradores da aldeia do Tchicole têm a agricultura como sua fonte de sustento para si e para sua família. Com as fortes chuvas registradas, muitos produtores, semana antes aproveitaram para preparar a terra para realização das sementeiras, contudo, até ao momento não se plantou nada por conta de excesso de chuva que esta impossibilitar a entrada nos campos.

Vale relevar que algumas comunidades aproveitam este momento para realização de pesca artesanal.

Fazer Download