Falta de aterros sanitários no país compromete a saúde pública

19/6/2023 1:31 PM

A falta de aterros sanitários, bem como, a escassez de contentores nas ruas, foram alguns dos problemas apresentados durante o debate radiofónico sobre a situação do saneamento básico no município do Lobito, no dia 15 de Junho na Rádio Lobito.

No momento existe apenas um aterro sanitário, Isaac Sassoma defendeu que a falta de vontade política constituiu um dos motivos para a não existência demais aterros no país.

Outra questão muito debatida, foi a ausência de contentores que se regista em alguns bairros do município.  Para o engenheiro ambiental, a aquisição de contentores é importante uma vez que está ligada a questão da saúde pública.

“Temos que cobrar urgentemente autarquias, porque não se pode aceitar tanta coisa fútil que se compra e não se consegue comprar contentores, porque a questão da compra de contentores tem haver com a saúde pública” acrescentou.

Sobre a questão, a Directora Municipal do Ambiente defendeu a busca de soluções em conjunto.

“A realidade é desafiadora e a responsabilidade não é única e exclusiva da administração. A aquisição dos contentores tem sido feita e a perspectiva é a cobertura do município. Vai se adquirir gradualmente. Mas em contrapartida, a vida útil não satisfaz porque o cidadão não faz a sua parte” acrescentou a Directora Municipal do Ambiente”.

Por seu lado, Lúcia Pombo, técnica da ADRA, apelou para o reforço na educação ambiental aos cidadãos e na fiscalização.

Este debate enquadra-se no âmbito do projecto NaturAngola, implementado pela ADRA nas províncias de Benguela e Luanda, com financiamento da Organização Eclesiástica Alemã Pão Para o Mundo

Fazer Download