Falta de merenda escolar debatida no Encontro Municipal das Comunidades no município do Bailundo

21/8/2023 4:49 PM

A falta de merenda escolar para os alunos do ensino primário nas diversas Comunas e Aldeias do município do Bailundo foi assunto de destaque durante o Encontro Municipal das comunidades.

Alexandre Bumba, presidente da cooperativa do Reino, afirmou que é necessário que a administração fiscalize as pessoas responsáveis pela distribuição da merenda escolar, pois tem se registado muitos desvios dos produtos e por conta disso são várias as crianças que não se beneficiam da mesma.

“Nas comunas de Hengue, Luvemba, Lunge e Bimbe, as crianças merecem e precisam da merenda escolar, pois esta representa um incentivo para as mesmas e reduz o índice de abandono escolar, principalmente por serem localidades em que os pais levam as crianças a lavra tendo em conta que são áreas tradicionalmente agrícolas,” Sublinhou.

No decorrer do encontro foi também analisado o trabalho que a ADRA vem desenvolvendo com as comunidades através da realização de actividades de apoio a agricultura, pequenos negócios, saúde e saneamento, organização das cooperativas, diálogo entre as comunidades e a Administração Municipal.

“Temos tido muitos problemas para tratar o título de concepção de terra, pois este é um documento muito importante que permite as Associações e Cooperativas obterem créditos, e tem sido o documento mais difícil de tratar, então deixamos aqui o nosso apelo a Administração que nos apoiem na obtenção dos mesmos. Pedimos que a ADRA nos próximos encontros convide os membros do Instituto Geográfico Cadastral de Angola (IGCA) para poderem ouvir os nossos problemas e darem explicações e soluções.” Apelou Francisco Venda, Presidente da Cooperativa Sementes do Planalto.

Nos sectores da saúde e saneamento, mais de 1000 membros das associações e cooperativas participaram em diversas palestras, o que permitiu que aumentassem os seus conhecimentos sobre HIV/SIDA, prevenção da malária, perigos da gravidez precoce para as meninas e tratamento da água para beber.

Participaram do mesmo, Quadros da Administração Municipal e Comunal, Representantes de Instituições Religiosas e Tradicionais, Órgãos de Comunicação Social, membros das Associações e Cooperativas de produtores e Quadros da ADRA, totalizando 126 Participantes dos quais 34 mulheres.

Fazer Download