Huambo: Jornalistas reflectem sobre Direitos Humanos e Eleições Gerais

22/2/2022 12:08 PM

A ADRA realizou, entre 26 e 27 de Janeiro, um Seminário sobre Direitos Humanos, Eleições e o Processo Autárquico, dirigido a jornalistas e membros de organizações da sociedade civil do Huambo.

O encontro teve lugar no Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), no âmbito do Projecto Esumbilo (Respeito/Dignidade), que visa contribuir para o reforço da protecção e do respeito pelos Direitos Humanos, liberdades fundamentais em Angola, em particular, os direitos dos jovens, das mulheres e das pessoas com deficiência nas províncias do Huambo, Benguela, Bié e Cuando Cubango.

Durante o seminário, os 34 participantes, das quais 14 mulheres, reflectiram sobre o Estado de Direito Democrático, Direitos Humanos, Participação Política nas Autarquias Locais, Principais Instrumentos e Órgãos de Protecção dos Direitos Humanos/Fundamentais, Atribuições e Legislação das Autarquias Locais, O Papel das Autarquias Locais na Promoção dos Direitos Humanos, Liberdade de Imprensa nas Democracias e o Papel da Comunicação Social na Cobertura Eleitoral em Angola.

“O bem, o amor, a justiça, a solidariedade, a paz e a democracia não se alcançam de uma vez para sempre, é uma conquista do dia-após-dia. Hoje, já não é possível se contentarmos com que já se conseguiu, é preciso trabalharmos juntos para alcançarmos um bem comum”, referiu Crescenciano Sapi, Advogado e Director do Gabinete Jurídico da Governadora Provincial do Huambo.

Para o jornalista Israel Samalata, correspondente da Rádio Despertar no Huambo, afirmou que os Direitos Humanos é um assunto que diz respeito a todos e defendeu a participação permanente dos jornalistas em espaços de formação como este seminário.

"Quando se fala de temas como os direitos humanos, a sociedade civil, até mesmo a classe política, toma nota. Por isso, enquanto jornalistas, seria sempre melhor participarmos destas formações, devido a excessivas violações dos diversos direitos”, apelou.

De acordo com o Israel Samalata, “a província do Huambo devia merecer uma atenção particular, porque ainda está muito longe das expectativas, em termos de respeito e protecção dos direitos humanos.

A Directora da ADRA no Huambo, Cidália Gomes, avançou que o seminário se enquadra no compromisso da Organização na promoção da garantia dos Direitos Humanos, “por isso configura-se de extrema importância para o engajamento dos diferentes actores sociais”.

“A ADRA tem vindo a trabalhar questões voltadas a estes direitos, é membro do Comitê Provincial dos Direitos Humanos, e tem vindo a dar o seu contributo na promoção de espaços que têm permitido a aprendizagem e partilhas de experiências em torno dos Direitos Humanos, à luz da Constituição da República de Angola, que prevê um conjunto de direitos, liberdades e garantias fundamentais”, reforçou a Cidália Gomes.

O Projecto Esumbilo é financiado União Europeia e implementado pela ADRA - Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente e a Solidariedade Prática da Suécia.

Fazer Download