IX Formação em Género e VIH/SIDA

7/11/2019 5:57 PM

Decorre de 7 a 8 de Novembro o IX Módulo de Formação em Género e VIH/SIDA na sala de reuniões da ADRA-Antena Huíla e Cunene.

A actividade que se enquadra no projecto Género para o Desenvolvimento, financiado pela Afrikagrupperna, tem como objectivo reforçar a capacidade institucional da ADRA nos domínios da sustentabilidade institucional e nos processos de desenvolvimento sustentável, com base nas temáticas de direitos das mulheres, género e VIH/SIDA.

 

De acordo a coordenadora do projecto, Sílvia Mungongo, no discurso de abertura sublinhou o compromisso da ADRA na dinamização das actividades sobre os direitos das mulheres, com enfoque na promoção da equidade de género e na educação preventiva para a mitigação do HIV/SIDA, a luz do seu actual Plano Estratégico 2018-2022.  

Sobre a participação e o envolvimento das mulheres constitui um desafio constante na franja das sociedades à luz dos desafios que as mesmas têm nas diferentes áreas no alcance dos resultados para uma construção do bem-estar, mas os homens devem ser partícipes neste processo por serem ainda os maiores protagonistas.

A representante das mulheres dos Gambos na comunidade da Tunda I, Alda Tchelemesse, disse que as mulheres participam em várias actividades, tais como: na agricultura, na comercialização e na construção dos sistemas de água.    

Soraya Almeida, representante da Faculdade de Direito, afirmou que as mulheres são capazes de fazer as coisas porque têm qualidades para tal.

Filáucia Leino em representação do Secretariado provincial do SINPROF, acrescentou que a inserção da mulher na liderança contribui para uma sociedade equilibrada e justa.

É de realçar que a mesma actividade junta quadros da ADRA-Huíla e da Sede, representantes das associações e cooperativas de camponeses, sociedade civil, Instituições do Estado, Organizações Femininas de Partidos Políticos, entidades eclesiásticas e pessoas singulares, num total de 46 pessoas das quais 25 mulheres.

Fazer Download