Mais de vinte mulheres capacitadas sobre liderança feminina

12/8/2020 6:09 PM

As mulheres associadas à Regedoria Sampaio Diogo foram capacitadas sobre liderança feminina pela ADRA - Malanje, na Comuna do Cota, Município de Kalandula.

O encontrou juntou 25 mulheres e 5 homens, perfazendo um total de 30 participantes.

No final da sessão formativa as mulheres valorizaram a acção formativa. Engrácia Domingos Agostinho, secretária da associação Engrácia, disse que “aprendemos que o chefe é aquele que manda fazer e o líder é aquele que colabora e ajuda nos trabalhos da associação ou na comunidade esta sempre para trabalhar e dá exemplo aos seus membros”.

Segundo Engrácia Agostino, sobre género, aprendeu que o homem e a mulher podem fazer as mesmas tarefas desde haja conversa no lar.

Isabel Jacinto Engrácia, membro da Associação Ngola Kiluanji 2, relatou que “ser líder é tratar bem os outros e não deixar os membros trabalharem sozinhos”.

Isabel Engrácia mostrou agora a sua vontade de ser líder e não chefe. “Porque o chefe é aquele que só manda e cruza os braços e senta na sombra a ver o trabalho. Aprendi muita coisa boa na formação”.

O soba Njiu e conselheiro da associação Ngola Kiluanje, André Camueji, enalteceu a iniciativa da ADRA – Malanje pela formação porque “as nossas comunidades precisam de ser cada vez mais esclarecidas sobre diversas matérias, e estamos agradecidos”.

A formação, consta do Plano Estratégico da ADRA 2018-2022, que visa a promoção do género, reforçar a capacidade de liderança das mulheres, para que as mesmas possam exercer cargos de destaques a nível das organizações comunitárias de base, bem como participar activamente nos espaços públicos.

Esta acção formativa enquadra-se no âmbito do Projecto de apoio institucional, financiado pela Afrika Grupo da Suécia (GAS).

Fazer Download