Malanje: Camponesas satisfeitas com os resultados do Projecto de Inclusão Socioeconómica

23/8/2022 12:15 PM

Um grupo de mulheres camponesas apoiadas pela ADRA no município do Quela, em Malanje, mostra-se satisfeita com os resultados obtidos pelo Projecto de Inclusão Socioeconómica das Mulheres (PAISEM).

Teresa Simão Cazungo, gestora da caixa comunitária de créditos da Cooperativa Kituakifikile, afirmou que o apoio da ADRA, através deste projecto, ajudou no melhoramento da condição de vida de cada família associada.

“Além dos meios de produção, recebemos formações sobre empreendedorismo, gestão de caixas comunitárias, como transformar os produtos do campo para fazer o bolo, rissóis e bolinhos de mandioca”, disse a líder cooperativista que acrescentou: “Este projecto mudou as nossas vidas, estamos agradecidas”.

Para a Suzana Veloso, uma das beneficiárias do projecto, PAISEM foi uma porta para investir na criação de animais e aumentar o poder de compra da sua família.

“Recebi da caixa comunitária de empréstimo 15 mil kwanzas, trabalhei, comprei um cabrito e vendi a retalho, saiu 20 mil kwanzas, ganhei cinco mil e continuei vendendo até consegui vender 7 cabritos e tive um lucro de 70 mil Kwanzas, reembolsei o dinheiro e restei com um lucro de 39 mil kwanzas, graças ao crédito que recebi e hoje a minha vida mudou. Comprei minhas roupas, comprei coisas para a minha cozinha, roupas e material escolar para o meus filhos e netos”.

Em visita de monitoria às zonas de intervenção do projecto, no dia 12 de Agosto, a representante da Cooperação Suíça em Angola, Nathalie Bôsch, disse que ficou “muito impressionada” com o trabalho que constatou no município.

“Estou impressionada com a forma como as camponesas relataram os resultados obtidos e pela execução e transparência conforme a ADRA conduziu o projecto. As mulheres se familiarizaram com o projecto, mostraram que conhecem o projecto e isto é muito bom, constatei que as mulheres conseguiram obter bons resultados estou muito feliz por isso”, manifestou Nathalie Bôsch, enquanto representante da entidade financiadora.

A Directora da ADRA Malanje, Mariana Moita, disse que o Projecto financiou além de sessões formativas, duas motorizadas de três rodas, duas motobombas, duas moageiras, kits de corte e costura e de fabrico de sabão artesanal, e 3 milhões de kwanzas para o Grupo de Mulheres Kixicano e Associação Kituakifikile, para reforçar a caixa comunitária e aumentar o campo de produção.

De acordo com Mariana Moita, as evidências no terreno mostram que os objectivos do projecto foram alcançados.

O Projecto de Apoio a Inclusão Socioeconómica das Mulheres (PAISEM) teve a duração de um ano, beneficiou 56 mulheres da Associação Kituakifikile e do Grupo de Mulheres Kixicano, do município do Quela, com um orçamento de 25 mil dólares americanos, financiados pela Cooperação Suíça, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, através do desenvolvimento de pequenas iniciativas socioeconómicas que concorrem para o melhoramento da condição de vida das suas famílias.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download