Membros da Cooperativa Tulupukila capacitados sobre cooperativismo

9/6/2021 3:13 PM

Com o objectivo de contribuir para o aumento do nível de conhecimento dos membros da cooperativa Tulupukila, a ADRA Benguela realizou uma capacitação sobre cooperativismo, a 4 de Maio, na comuna da Chicuma, município da Ganda.

A formação, realizada no âmbito do projecto Grande Plutónio 2, financiado pela empresa petrolífera BP – British Petroleum, contou com a participação de membros da cooperativa Tulupukila e técnicos da ADRA Benguela. Foram, ao todo, 67 participantes, dos quais 49 mulheres.

Natália Nanjango, tesoureira da Cooperativa, apelou a continuidade do apoio da ADRA para o crescimento da Cooperativa.

“Temos que continuar a nos organizar e a ADRA tem que nos ajudar muito, para sermos uma cooperativa legalizada, organizada, para um dia sermos reconhecidos no Governo e também conseguirmos crédito nos bancos, como fazem as grandes cooperativas. Se isso acontecer seremos uma empresa aqui na aldeia, e não só os nossos membros, mas também a nossa comuna vai mudar”.

Ao revelar que a formação lhes despertou para uma acção coordenada com foco na sustentabilidade da Cooperativa, o participante Pedro Cipriano conta:

“Aprendemos que a nossa cooperativa tem que criar serviços, porque se for mesmo só todos dias na reunião e na campanha sem ter nenhum lucro todos nós vamos continuar na pobreza e não vamos desenvolver”.

Ao final da capacitação a vice-presidente da cooperativa Tulupukla, Joaquina Sitaluka, apelou à união dos membros para a resolução dos problemas colectivos.

“Temos que andar todos unidos, para a nossa cooperativa ser forte no trabalho e ajudar resolver os nossos problemas, a compra de medicamentos e apoiar a formação dos nossos filhos e combatermos a fome e a pobreza na nossa aldeia”.

Durante o encontro foram abordados aspectos referentes ao conceito de cooperativa, a diferença entre associação e cooperativa, os princípios do cooperativismo, modelos de cooperativas agrícolas, o seu papel e vantagens na promoção do desenvolvimento rural.

Segundo Doriana Chivando, Técnica de Desenvolvimento Comunitário da ADRA Benguela, notou-se um bom engajamento por parte dos membro e conhecimento prático sobre questões referentes ao cooperativismo, o que foi muito satisfatório igualmente a mim como formadora.

ADRA | Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download