Membros da Cooperativa Tuvanja Covasso ansiosos com a colheita de Feijão

18/4/2023 10:46 AM

A Cooperativa Tuvanja Covasso vaicolher nos próximos meses, mais de três toneladas de feijão catarina, ainformação foi avançada pelo sr. Óscar Daniel de 62 anos de idade presidente dareferida coopertativa.

"A chuva esta cair bem, vamos continuar a produzir, feijão catarino na nossa lavra colectiva, já fizemos contactos com compradores na sede da Ganda, eles mesmo vão vir comprar aqui na nossa lavra, se tudo correr bem” informou o presidente.

Para a comercialização do produto os membros preveem  a arrecadar mais de 2milhões de Kwanzas, com este dinheiro planificam pagar  o imposto na AGT e o resto dar início a caixa comunitária da cooperativa.

A cooperativa Tuvanja Covasso dista a 47km da sede da Ganda é composto por 190 membros (80 homens e 110mulheres) presta serviços de escoamento e comercialização de produtos do campo por meio da motorizada de 3 rodas cedido pela ADRA  no âmbito do Projecto de Apoio a Mitigação doImpacto Económico e Social da Covid-19 (PAMISC-19) Financiado pela União Europeia.

De referir que semanalmente amotorizada de 3 rodas arrecada 30 mil kwanzas, com este dinheiro a cooperativaesta a tratar do processo de legalização da sua lavra coelctiva de 489 hectareslocalizado na povoação do Akarangolo comuna do Casseque.

Fazer Download