Membros das Comunidades reflectem sobre a problemática de terra em Malanje

14/5/2024 9:59 AM

Os membros das comunidades apoiadas pela ADRA Antena Malanje, reflectiram durante o workshop sobre a problemática de terra, os principais conflitos enfrentados pelas comunidades na obtenção de terra para a aumentar a produção local naquela região.

O workshop teve como objectivo, reflectir com os actores estatais e não estatais, os desafios em torno da problemática de terra, no sentido de se encontrar soluções favoráveis e que se adequam a realidade das comunidades.

A Vice-presidente da cooperativa Kinga Mbote, da aldeia do Kicanda, município de Cacuso, Edealina Manuel, diz que a ADRA tem facilitado bastante na resolução de alguns conflitos na sua aldeia e no processo de legalização de suas terras.

O advogado e prelector, Israel da Silva, alerta que é importante todos cidadãos consultem e compreendam as orientações que constam da Lei 3/4 – Lei do Urbanismo e Ordenamento do Território, para facilitar o processo de legalização e evitar ocupação ilegal de terras por terceiros.

A Directora da ADRA Antena Malanje, Mariana Moita, fez saber que a ADRA, trabalhou com as administrações municipais na legalização de mais de dois mil e seiscentos hectares de terras comunitárias para as cooperativas agrícolas a nível da província de Malanje.

“Muitos dos grandes problemas que afectam as comunidades, foram ultrapassados com particular realce para os conflitos de terras comunitárias”. Realçou.

A acção contou com a presença de 106 participantes dos quais 44 mulheres e enquadra-se no âmbito do Projecto Institucional, financiado pela Afrikagrupperna.

Fazer Download