Mulheres camponesas capacitadas em Liderança Organizacional

1/7/2021 3:11 PM

Um grupo de 40 mulheres dedicadas ao cultivo do campo no município do Cubal, em Benguela, foi capacitado pela ADRA, a 16 de Junho, sobre Liderança Organizacional e Empreendedorismo.

A acção teve o objetivo de reforçar a capacidade de gestão interna do grupo e estimular o espírito de inovação e criatividade como fonte de resolução de problemas económicos, através de identificação e exploração sistemática das novas oportunidades de negócio.

As mulheres capacitadas são membros da Cooperativa Agro-Pecuária de Apoio ao Desenvolvimento da Mulher Rural do Cubal. A coordenadora, Adriana Jamba, afirma que a formação serviu para potencializar as capacidades das integrantes da cooperativa, sobre na gestão e comercialização dos produtos do campo.

“Foi muito bom participar desta formação promovida pela ADRA, através do projecto Grande Plutónio 2, porque agora estamos mais fortes para identificar e gerir bem os nossos negócios.”

Justina Evaristo, de 32 anos, é das mais recentes integrantes da cooperativa e participou na formação. Para ela, a sessão de capacitação ajudou-lhe a dominar os registos financeiros das suas vendas diárias.

“Quando eu fazia negócio não tinha o hábito de fazer os registos de todos os gastos, mas a partir de hoje, para facilitar o controlo do meu negócio, passarei a registar todos os gastos até o dinheiro que pago diariamente aos fiscais do mercado”, garantiu.

O coordenador municipal da ADRA no Cubal, Justino Figueiredo, apelou às participantes a apostarem na criação de pequenos negócios, como forma de diversificar as fontes de renda através da Caixa Comunitária e outras oportunidades de financiamento, “visto que o contexto actual é marcado pela crise económica, agravada pela seca que assola o país”.

A actividade foi realizada no âmbito do Projecto Grande Plutónio II, financiado pela empresa British Petroleum (BP).

Fazer Download