A Semana Mundial de Aleitamento Materno é um movimento social dedicado à promoção e o incentivo à amamentação. A mesma, tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de diversas entidades sociais, acontecendo anualmente durante na primeira semana de agosto.
Foi neste âmbito aliando as acções previstas no projeto Epongoloko implementado pela ADRA Antena-Huíla e Namibe, que se realizou no município de Caluquembe, localidade da Epipa, comuna do Ngola, uma palestra sobre a importância do aleitamento materno com objetivo de apoiar e promover aprática da amamentação e melhorar a saúde dos bebês na comunidade.
Durante a actividade, as mulheres tomaram conhecimento sobre os vários benefícios e importância que o aleitamento materno tem para o bebé bem como para a própria mãe.
“Nesta actividade aprendi muita coisa, aprendi que o leite tem nutrientes e faz o bebé crescer bem saudável e protege nós mulheres do cancro da mama”. Afirmou Maria Mandeca.
De participantes não foram apenas mulheres, Ernesto Jamba disse que a actividade foi muito importante porque permitiu que as mulheres aprendessem que a criança deve ser amamentada até um período de 2 anos, para evitar diversas doenças e falou-se também da importância do colostro primeira secreção pós-parto da glândula mamária, que os bebés devem tomar.
Esta acção foi realizada no âmbito do projecto Epongoloko, financiado Pão para o Mundo.