Mulheres na Huíla reflectem sobre Justiça Económica baseada no Género

5/1/2022 2:20 PM

A ADRA Huíla e Cunene realizou, no dia 9 de Dezembro, na cidade do Lubango, o Décimo Encontro das Mulheres da ADRA e de Instituições Parceiras. O encontro visou promover um espaço de partilha de experiências de vida e gerar aprendizagem comum, bem como facilitar um espaço de participação para mulheres da ADRA, de institiuições parceiras e de grupos de comunidades com as quais a ADRA trabalha.

A actividade, financiada pela organização sueca Afrikagrupperna, reuniu 33 mulheres, que juntas reflectiram sobre questões de género e direitos das mulheres.

Para Cristina José, uma das participantes, “as políticas gizadas para a mulher, carecem de uma revisão por não haver uma abrangência total a elas”.

De acordo com a Horchezia Pedro, a problemática da remuneração para as mulheres ainda não é justa, “mas também existem políticas bem elaboradas, que têm facilitado oportunidades de emprego para as mulheres”. A participante reforçou a necessidade de as mulheres terem mais oportunidades noutras áreas da vida, de modo a que os seus direitos sejam efectivamente garantidos.

Em representação do Director da ADRA Huíla e Cunene, a assistente administrativa Angélica Himuhanga, realçou que o trabalho que a ADRA tem vindo a fazer em prol das Mulheres nas áreas de intervenção, sobretudo na promoção da liderança feminina, no acesso às aulas de alfabetização, pequenos negócios, obtenção do bilhete de identidade, faz parte da sua missão institucional e dos seus objectivos estratégicos.

Maria Chelepua é uma das participantes do Encontro das Mulheres e beneficiária das acções da ADRA com a Associação Tulikuatisseko. A camponesa contou a sua experiência de superação e relatou o papel da ADRA nesta jornada.

“A minha vida mudou completamente desde que entrei na Associação Tulikuatisseko, apoiada pela ADRA. Já fui uma consumidora de álcool e andei em caminhos maus, mas hoje a minha vida mudou graças as palestras que a ADRA tem nos dado”, partilhou.

No encontro também foi feito a revisão do Balanço de recomendações do Encontro das Mulheres anterior e abordou-se sobre a Justiça Económica, o Acesso da Mulher ao Mercado de Trabalho e os Principais Programas de Empoderamento Económico da Mulher.

Fazer Download